Publicada em 31/03/2025, às 08h00 | Atualizada em 31/03/2025, às 12h02
Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Vitória reforça ações inclusivas no Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

No dia 2 de abril, o mundo volta sua atenção para a conscientização sobre o autismo, e a capital capixaba se destaca por suas iniciativas voltadas à inclusão e ao bem-estar das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Prefeitura de Vitória, por meio de diferentes secretarias, oferta serviços que facilitam o acesso a direitos e promove a integração dessa população na sociedade. Além disso, eventos especiais marcarão a data, reforçando a importância do tema.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza atendimento especializado a pessoas com TEA, na Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Em 2024, foram realizados 68.468 atendimentos às pessoas com deficiência por equipe multidisciplinar, 3.555 consultas médicas especializadas e 963 testes psicodiagnósticos.
Os pacientes são acompanhados por terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social. Além disso, recebem atendimento e acompanhamento em reabilitação, consulta médica especializada e aplicação de teste para psicodiagnóstico com avaliação psicológica. Cada paciente tem um plano de tratamento de acordo com sua condição de saúde, garantindo um acompanhamento personalizado e eficiente.
Registro Digital do Cidadão facilita acesso a serviços
A Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) disponibiliza o Registro Digital do Cidadão, um documento gratuito que facilita a identificação e o acesso a serviços públicos e privados nas áreas de saúde, educação e assistência social. O benefício é exclusivo para moradores de Vitória e pode ser solicitado pelo próprio interessado ou por seu representante legal.
O processo de solicitação é simples e pode ser feito pelo site carteirinhaapp.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online. Para obter a carteirinha, é necessário apresentar laudo médico com diagnóstico de autismo e CID, ou documentação de entidades especializadas como a Amaes (Amigos da Pessoa com Autismo) e a Apae. A carteirinha é digital, mas pode ser impressa caso o usuário prefira. Em caso de dificuldades na solicitação, a Casa do Cidadão está disponível para auxiliar os moradores.
Circuito Sensorial Ambiental
Uma das grandes novidades deste ano é o lançamento do Circuito Sensorial Ambiental, iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) em parceria com a Amecar. O espaço foi projetado para proporcionar uma experiência sensorial inclusiva, estimulando os sentidos através de texturas, cores, cheiros e sons, permitindo uma conexão única com a natureza.
Além de sua função inclusiva, o Circuito Sensorial Ambiental também tem um forte viés pedagógico, promovendo a conscientização ambiental de maneira acessível a todos. Vitória se torna a primeira cidade do Brasil a contar com uma unidade de conservação voltada especialmente para a população autista, reafirmando seu compromisso com a inclusão e a preservação do meio ambiente.
Caminhada pela conscientização
Para reforçar a importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no dia 6 de abril, domingo, a Amaes, com apoio da Prefeitura de Vitória, promove uma caminhada especial pela orla de Camburi. A concentração será às 8h no Píer de Iemanjá, com saída prevista para às 8h30. O evento busca dar visibilidade à causa e incentivar a sociedade a conhecer mais sobre o autismo e suas especificidades.