Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

16 Dias de Ativismo: Feira de Mulheres Empreendedoras fortalece autonomia e renda na Casa do Cidadão

Publicada em

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Igualdade de gênero
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Leonardo Silveira
Feira de Mulheres Empreendedoras
Feira de Mulheres Empreendedoras na Casa do Cidadão. (ampliar)

A Casa do Cidadão, em Maruípe, receberá nesta quarta (10) e quinta-feira (11), das 8h30 às 17h30, mais uma edição da Feira de Mulheres Empreendedoras, parte da programação dos 16 Dias de Ativismo - Vitória pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A iniciativa reforça a importância da autonomia financeira feminina, ampliando oportunidades de venda, visibilidade e fortalecimento de negócios liderados por mulheres. Ao incentivar renda própria, a feira contribui para que elas tenham mais liberdade, segurança e protagonismo sobre suas trajetórias.

Para o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, a ação reforça o compromisso da cidade com a proteção e o empoderamento feminino.

"Quando apoiamos mulheres empreendedoras, fortalecemos um dos pilares mais importantes no enfrentamento à violência: a independência financeira. Participar dos 16 Dias de Ativismo com uma feira como esta mostra que Vitória acredita na força do trabalho feminino para abrir caminhos de autonomia, dignidade e novas oportunidades", afirma.

A gerente de Proteção da Mulher da Semcid, Adelina Diniz, destaca que cada expositora representa uma história de resistência e crescimento.

"Ver essas mulheres apresentando seus produtos é ver, também, o avanço de sua autoestima e de sua liberdade de escolha. Durante os 16 Dias de Ativismo, reforçamos que gerar renda é, sim, uma forma de proteção, e a feira celebra exatamente isso com mulheres se fortalecendo juntas", aponta.

Produtos

O público poderá conferir uma diversidade de itens criativos: roupas, acessórios, perfumaria, bordados, crochê, tricô, artigos para casa, artesanato em madeira e resina, além de opções de gastronomia artesanal.

Criada em 2022 pela Coordenação de Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, da Semcid, a feira valoriza o talento de artesãs e empreendedoras atendidas pelos serviços da Casa do Cidadão, fortalecendo pequenos negócios que se tornam ferramentas de emancipação e proteção social.

Serviço
Feira de Mulheres Empreendedoras
Casa do Cidadão, Maruípe
Avenida Maruípe, 2544
Dias 10 e 11 de dezembro
Das 8h30 às 17h30