A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de vitória promoveu, na manhã desta quarta-feira (17), uma ação de conscientização com objetivo de orientar tutores de animais sobre o uso de coleiras, guias e focinheiras ao circular com cães em áreas públicas. Realizada no bairro Praia do Canto, a iniciativa busca reforçar o cumprimento da legislação municipal e garantir a segurança de todos.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Ramalho, a proposta é sobretudo educativa. "O objetivo é conscientizar os tutores, porque é preciso mostrar respeito ao outro quando você sai com seu cão na coleira. Se cada tutor respeitar, a gente evita problemas de mordeduras, de ataques inadequados. O objetivo da ação hoje é de conscientização, educação, para que as pessoas possam realmente transitar com seus animais, trazendo segurança tanto para eles quanto para as outras pessoas", destacou.
A gerente de Bem Estar Animal da Semmam, Katiuscia Oliveira, explicou que a ação foi realizada por meio de abordagem direta aos tutores. "Nós fizemos uma ação de abordagem para sensibilização da população no tocante à utilização de guia, coleira e utilização de focinheira quando for em animais considerados bravios, animais de grande porte ou de comportamento um pouco mais agressivo".
"Também fizemos a abordagem no tocante ao recolhimento de dejetos desses animais, inclusive mencionando o valor da multa, que é de 300 reais. Fizemos essa abordagem como uma forma de começar a sensibilizar a população e também de criar multiplicadores, porque quando nós damos a informação para quem está ali, passeando com seu animalzinho, geralmente essa pessoa também conversa com outro amigo que faz esses passeios matinais ou diurnos, explicou.
Katiuscia também destacou que a PMV mantém programas permanentes de controle populacional de animais para reduzir a quantidade de cães e gatos em situação de rua. "A gente percebe um grande número de animais em situação de rua. Se vier um outro animal pode ter ataque, então é sensibilizar todos pela consciência, tanto para prevenção de acidentes contra humanos, quanto para prevenção de acidentes contra outros animais".
Palestras
Esse trabalho já é realizado por meio de palestras mensais e também abordagens semanais, geralmente junto ao VetMóvel. Além da gerência de Bem-Estar Animal, a gerência de Educação Ambiental faz esse trabalho focado nas crianças e nas escolas. "Eu entendo que é necessário a população entender a responsabilidade de ter um animalzinho dentro de casa", ressaltou a gerente.
A circulação de animais em áreas públicas é regulamentada pela Lei Municipal nº 8.121/2011. A norma estabelece que os cães e outros animais domésticos só podem circular em locais públicos se estiverem com coleira e guia adequadas ao porte do animal, sempre acompanhados por seus tutores. Já os cães que apresentam comportamento perigoso ou antissocial devem utilizar focinheira, como forma de garantir a segurança coletiva.
O descumprimento da lei pode resultar em multa para o proprietário. Para reforçar a fiscalização, a população pode denunciar situações irregulares por meio do telefone 156 ou do aplicativo Vitória Online.