Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Adolescente é apreendido pela Guarda de Vitória após roubar celular na Praça dos Namorados

Publicada em | Atualizada em

Por Guilherme Trindade (gotrindadeeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


André Sobral
Adolescente é apreendido pela Guarda de Vitória após roubar celular na Praça dos Namorados
Objetos encontrados com a dolescente apreendido pela Guarda de Vitória na Praça dos Namorados. (ampliar)

Um adolescente, de 13 anos, foi apreendido pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) após roubar um celular na Praça dos Namorados, Praia do Canto, na manhã desta quinta-feira (22). A Guarda de Vitória apreendeu o jovem e recuperou o celular da vítima, além de encontrar uma arma de choque na mochila dele.

A vítima do roubo, um servidor público de 49 anos, estava sentado no banco fazendo chamadas de vídeo. "Eu estava próximo a uma lanchonete quando o jovem passou de bicicleta e tomou o meu celular. Corri atrás dele e gritei 'pega ladrão' até que algumas pessoas conseguiram cercar o rapaz. Chamamos a Guarda de Vitória que rapidamente se dirigiu ao local", contou.

Uma equipe da Guarda de Vitória realizava patrulhamento no local quando foi chamada. "Ao chegarmos ao local, apreendemos o rapaz e o encaminhamos para a  Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (DEACLE), onde as medidas socioeducativas serão realizadas. A arma de choque encontrada com o jovem também foi entregue na Delegacia", relatou o guarda municipal Bastos. 

Devido ao patrulhamento da Guarda de Vitória, ações criminosas como esta tem sido raras na Capital. Vitória reduziu em 78% os roubos de celulares em 2025 em comparação com 2018, ano de início da série histórica, segundo dados do Observatório de Segurança Pública. Em 2018, foram registradas 4.665 ocorrências do crime, número que caiu para 1.012 em 2025. Já na comparação entre 2024 e 2025, a redução foi de 43%, reforçando o impacto das políticas públicas de segurança implementadas na capital capixaba.

"A redução é reflexo do esforço de patrulhamento preventivo em áreas de grande circulação, além do trabalho contínuo e planejado. A Guarda de Vitória alerta a necessidade da população registrar imediatamente o fato pelo Ciodes-190 e, posteriormente, realizar o Boletim de Ocorrência. Esses registros ajudam a identificar padrões, direcionar o policiamento e fortalecer as ações de segurança", destaca a comandante da corporação, Dayse Barbosa.