Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Advogado com suspeita de embriaguez é detido pela Guarda de Vitória após se envolver em acidente

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Advogado com suspeita de embriaguez é detido pela Guarda de Vitória após se envolver em acidente
O material encontrado no interior do veículo foi apreendido e encaminhado à autoridade policial.

Um advogado, de 46 anos, foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) após se envolver em um acidente, no fim da tarde deste domingo (21), na Praia do Suá. Ele apresentava sinais de embriaguez e fugiu do local da colisão. No carro havia ainda três pinos de cocaína e uma munição calibre 38.

O advogado estava em uma Mercedes-Benz quando colidiu em um carro parado na na Rua Professor Sarmento, no bairro Praia do Suá. Após a batida, o carro desgovernado colidiu contra a fachada de uma residência.

Segundo o boletim, a condutora de um GM/Tracker aguardava o esposo quando teve o veículo atingido na lateral por uma Mercedes-Benz. Em seguida, o motorista fugiu em direção à Avenida Nossa Senhora dos Navegantes onde foi interceptado por equipes da Polícia Militar e da Guarda de Vitória.

"Ao ser oferecido o teste do etilômetro, o condutor se recusou a fazê-lo. Diante da recusa, foi lavrado o Termo de Constatação de Embriaguez uma vez que apresentava mais de dois sinais de alteração. Além disso, ele dirigia com a CNH vencida há mais de 30 dias", descreveu o Inspetor Gonçalves.

No interior do veículo foram encontrados um aparelho celular, óculos, cartões de crédito, uma identidade estrangeira, uma munição calibre .38 e três pinos contendo substância análoga à cocaína, além de dinheiro em espécie. Todo o material foi apreendido e encaminhado à autoridade policial.

Ao ser levado para a delegacia, o motorista apresentou comportamento alterado e precisou ser algemado. "Ele estava extremamente exaltado e com fala desconexa. Foi necessário acionamento do Samu para realizar o atendimento dele antes de ser entregue na unidade policial", descreveu o inspetor.

O veículo foi removido ao pátio credenciado e o caso está a cargo da Polícia Civil. A equipe da Guarda de Vitória ainda lavrou três autos de infração contra o advogado: dirigir sob influência de álcool, dirigir com carteira de habilitação vencida há mais de 30 dias e dirigir com a CNH suspensa. Um quarto auto de infração foi realizado contra o proprietário do veículo por entregar a direção de veículo a pessoa com habilitação suspensa.

FIZCALIZAÇÃO

A Guarda Civil Municipal de Vitória realiza frequentemente ações de fiscalizaçõess para coibir motoristas que bebem e dirigem. Somente entre sexta-feira (19) e sábado (20), foram realizadas mais de 90 abordagens, nas quais 43 motoristas se negaram a fazer o teste.

As ações têm como objetivo reforçar a segurança viária e salvar vidas. Somente em 2025, foram 148 blitz em toda a Capital visando reforçar o cumprimento das normas de trânsito e chamar a atenção dos condutores para a responsabilidade ao dirigir.

"Apesar dos esforços, ainda há um número significativo de motoristas que se recusam a realizar o teste do etilômetro, que mede a quantidade de álcool ingerido e retira de circulação condutores que representam risco para si mesmos e para os outros", destacou Marcelo Paraguassu, Gerente de Trânsito da Guarda de Vitória.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, destacou a importância do teste como ferramenta de prevenção de acidentes: "Realizamos ações de conscientização e fiscalização na capital com o intuito de garantir segurança para todos. Nossas atividades têm sido intensificadas justamente para identificar os condutores que insistem em consumir bebida alcoólica e dirigir."

POLÍTICA INTEGRADA

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, ressaltou que a efetividade das ações podem ser demonstradas em números.

"Vitória reduziu em 35% o número de mortes no trânsito de janeiro a agosto em relação ao ano passado. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, mas reforça a necessidade de continuar investindo em fiscalização, tecnologia e educação", pontuou.