Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Aldir Blanc: exposição "Cores da Consciência" promove conversa com artistas e ação educativa

Publicada em | Atualizada em

Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Cores da Consciência
Foto Divulgação
Cores da Consciência

A programação da exposição Cores da Consciência, em cartaz no Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), segue com atividades formativas e de aproximação entre público, artistas e educadores. 

As ações são contempladas pelo Edital de Chamamento Público nº 006/2024, voltado à seleção de propostas de mediação artística e cultural nos espaços da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Na terça-feira (18), às 14h30, o público poderá participar da ação "Conversa com Artistas", realizada no espaço expositivo da galeria do Mucane. Já no dia 26 de novembro, das 14h às 16h, acontece a ação educativa com lançamento do material "Entre sementes e sonhos: um convite às ações criativas", especialmente produzido para a mostra.

Roda de conversa com artistas

A atividade do dia 18 reunirá os artistas Angélica Reckel, Aline Amaral, Gabriel Caetano Madeira e Rubens Barcellos, que integram a exposição. Mediado pela curadora do projeto, o encontro abordará o processo de criação das obras, a concepção da exposição e os caminhos percorridos pela equipe até a montagem da mostra.

A roda de conversa, com classificação livre e sem necessidade de inscrição, acontecerá no segundo andar da instituição, localizada na Av. República, 121, Centro de Vitória.

Aline Amaral destaca que o projeto busca estimular debates urgentes e transformadores. "Esperamos que esta exposição não cumpra apenas um requisito formal de entrega de projeto e aplausos. Desejamos que as mediações e práticas educativas promovam, de fato, uma quebra de paradigmas e vícios raciais que atravessam a sociedade brasileira, convidando o público a uma revisão pessoal e coletiva sobre as identidades que nos constituem."

Até o momento, a mostra já recebeu mais de 700 visitantes, grande parte formada por estudantes da educação básica capixaba. A atividade contará com acessibilidade por meio de obras táteis.

Ação educativa e lançamento de material didático

No dia 26, a arte-educadora Aline Amaral conduz o encontro voltado especialmente para educadores, mas aberto ao público geral. A ação marca o lançamento do material "Entre sementes e sonhos: um convite às ações criativas", elaborado como ferramenta complementar para mediações da exposição.

Aline Amaral é artista visual, pesquisadora e arte-educadora, com práticas pautadas por narrativas decoloniais, saberes comunitários e experiências sensíveis que articulam arte, memória e natureza. Serão oferecidas 20 vagas, sem inscrição prévia, e haverá distribuição gratuita dos materiais educativos.

O material didático busca apoiar processos criativos e promover experiências sensíveis nos espaços educativos. Sobre o lançamento, Gabriel Caetano reforça: "Esperamos que o material inspire encontros significativos, criações sensíveis e reflexões potentes sobre identidade, memória e afeto. Que cada ação proposta possa florescer novas formas de criar, olhar e sentir."

Serviço

Conversa com Artistas - Exposição Cores da Consciência
Data: 18 de novembro

Horário: 14h30
Local: Mucane - Av. República, 121, Centro, Vitória
Livre, sem necessidade de inscrição
Acessibilidade com obras táteis

 

Ação Educativa + Lançamento do material "Entre sementes e sonhos"
Data: 26 de novembro

Horário: 14h às 16h
Local: Mucane
20 vagas, sem inscrição prévia
Classificação: Livre