Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Alunos do 9º ano aprendem sobre direitos humanos por meio do teatro

Publicada em

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Divulgação Semcid
Cidadania Fundamental
Projeto Cidadania Fundamental ensina sobre direitos humanos por meio do teatro.

Alunos do 9º ano da rede pública municipal da capital vão conhecer, por meio de apresentações teatrais, temáticas relativas aos direitos humanos. A ação faz parte do projeto Cidadania Fundamental, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O projeto, que estava temporariamente suspenso por conta da pandemia, foi retomado nesta sexta-feira (17) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, localizada em Itararé. Até dezembro, alunos de outras dez unidades vão participar das apresentações teatrais nos períodos matutino, das 8h às 11h30, e vespertino, das 14h às 17h.

Temática

Durante as três horas de atividade serão abordados temas como prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher; prevenção à gravidez na adolescência; prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes; relações étnico-raciais; consumo consciente e sustentável; e direitos do consumidor e educação financeira.

A participação no projeto Cidadania Fundamental é contada como atividade extracurricular para os alunos. A previsão, segundo a Semcid, é atender no período de setembro a dezembro deste ano, cerca de 640 estudantes do 9º ano. “O projeto tem como objetivo contribuir para uma cultura de respeito aos direitos humanos na cidade e fortalecer o exercício da cidadania por meio da educação nesse temática”, destacou a secretaria da pasta, Neuzinha de Oliveira.

A gerente de Direitos Humanos da Semcid, Renata Segóvia, complementa: “abordar questões como violência doméstica, racismo, prevenção à gravidez na adolescência e consumo consciente com os estudantes é imprescindível para a construção de uma Vitória mais humana, mais igual e com uma cultura da paz. Espera-se que esses alunos sejam multiplicadores da defesa dos direitos humanos, levando os conhecimentos aprendidos para os demais membros da família e da comunidade escolar”.

Projeto

O projeto proporciona conhecimentos das temáticas de direitos humanos e estimula o exercício da cidadania, além de facilitar o acesso à documentação civil básica de todos os estudantes matriculados na 8ª série (9º ano) da rede pública municipal de ensino de Vitória.

"Pela via da educação, podem ser construídas novas subjetividades, comprometidas com a promoção e a defesa dos direitos humanos. O projeto Cidadania Fundamental contribui para a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos e para o fortalecimento do exercício da cidadania, por meio da criação de espaços de reflexão sobre diversas temáticas importantes para a juventude, para que sejam, inclusive, multiplicadores", ressaltou o coordenador de Acompanhamento aos Conselhos de Escola e Colegiados Estudantis, Rafael Leite.

O Cidadania Fundamental, antigo Oitava Cidadã, teve início em 2010. Nas dez edições do projeto (2010 a 2020) participaram das atividades 14.487 estudantes. Ao longo desse período, todas as escolas municipais da rede pública que atendem estudantes do 9º ano foram contempladas.

Calendário

  • Emef Ceciliano Abel De Almeida, em Itararé – 17 de Setembro
  • Emef Otto Ewald Junior, em Itararé - 21 de Setembro
  • Emef Alvimar Silva, em Mário Cypreste – 1o de Outubro
  • Emef Izaura Marques Da Silva, em Andorinhas – 8 de Outubro
  • Emef Juscelino Kubitschek De Oliveira, em Maria Ortiz – 22 de Outubro
  • Emef Prezideu Amorim, em Bonfim – 29 de Outubro
  • Emef Heloisa Abreu Judice De Mattos, em Bela Vista – 5 de Novembro
  • Emef Edna De Mattos Siqueira Gaudio, em Bento Ferreira – 12 de Novembro
  • Emef Prof Maria Stella De Novaes, em Grande Vitória – 19 de Novembro
  • Emef TI Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe – 23 de Novembro
  • Emef Orlandina D Almeida Lucas, em São Cristóvão – 3 de Dezembro