Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Avenida Pres. Costa e Silva sofre interdição parcial para obras de macrodrenagem

Publicada em

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Marcos Salles
Avenida Presidente Costa e Silva em Bairro República
A interdição na avenida Presidente Costa e Silva ocorre para a construção de nova rede de drenagem do Bairro República

As obras de macrodrenagem nos bairros República, Mata da Praia e Morada de Camburi vão provocar a interdição parcial da avenida Presidente Costa e Silva, localizada no Bairro República, até o dia 20 de março.

A interdição acontece nos trechos entre as ruas Homero Nascimento e Sebastiana Vieira Borges e entre a Presidente Rodrigues Alves e a Presidente Nilo Peçanha, todos no sentido avenida Fernando Ferrari.

A nova rede de drenagem em construção prevê a instalação de cinco bacias de acumulação de águas das chuvas, 14.788 metros de redes tubulares e 5.921 metros de galerias.

Ao todo, o sistema terá capacidade de acumular 17,5 milhões de litros de água e liberar para o canal da Infraero, por gravidade, aos poucos, evitando assim os constantes alagamentos nos três bairros.

O investimento de R$ 35.789.759,97 é resultado de um empréstimo feito pela Prefeitura Municipal de Vitória com ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Essa será a primeira intervenção proposta pelo Plano Diretor de Drenagem Urbana de Vitória (PDDU), que identificou e mapeou todas as bacias de drenagem da Capital.

O PDDU constatou que as redes de drenagem dos três bairros estão assoreadas e são insuficientes para escoar as águas das chuvas da bacia de drenagem. Antes das obras, toda a chuva que precipita na região era escoada por apenas um lançamento no canal da Infraero.

Após a conclusão das obras serão cinco pontos de escoamento que lançarão, de forma independente, a água coletada na nova galeria que será construída na área da Infraero. Mas o sistema já foi testado com as chuvas de novembro de 2009, pois não ocorreram alagamentos de grandes proporções apesar da intensidade das chuvas.

O Bairro República foi implantado pela Cohab, em 1969, já contando com toda infraestrutura necessária para habitação, inclusive a rede de drenagem. A construção dos bairros Morada de Camburi e Mata da Praia fez com que a demanda dessa rede aumentasse, já que parte das redes desses dois bairros passaram a ser lançadas no sistema de drenagem de Bairro República.