Melancias doadas para o Banco de Alimentos Herbert de Souza.
O ano de 2026 começou farto para o Banco de Alimentos Herbert de Souza, um equipamento de proteção e garantia da segurança alimentar e nutricional vinculado à Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas). É que nos primeiros 15 dias de janeiro, o banco já recebeu duas doações de alimentos, que totalizam 5,6 toneladas.
As doações somam 1.738,57 quilos de banana, 832,31 quilos de aipim e 959,74 quilos de melancia. Os produtos foram entregues nesta terça-feira, passaram por triagem e foram distribuídos para as entidades socioassistenciais parceiras, como: Legião da Boa Vontade (LBV), uma organização beneficente de assistência social e educação no Brasil, Albergue Ana Paula (grupo de apoio a pessoas com câncer), Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca) e para o Asilo dos Idosos de Vitória.
No último dia 8 de janeiro, o banco recebeu 736,4 kg de alimentos frescos (tomate, brócolis e limão) e também gelatina. Uma importante contribuição para o preparo de saladas e enriquecimento de refeições neste período quente do verão. Esta doação foram suficiente para a oferta às famílias dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Maruípe, Inhangueta e São Pedro ll, e algumas unidades de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em diferentes territórios socioassistenciais. Nas palavras da nutricionista do Banco de Alimentos, Carmina Hosana da Silva, "a iniciativa contribui para a segurança alimentar, valorizando os agricultores e promovendo o desenvolvimento sustentável da comunidade".
Foto Divulgação
A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da Semas, Roseane Fernandes, contou que o recebimento da doação mobilizou toda a equipe para garantir com eficiência e rapidez a triagem e organização para que os alimentos fossem distribuídos às entidades de forma rápida e, consequentemente, pudessem garantir que as famílias atendidas naquelas instituições tivessem acesso imediato.
"Essa parceria terá entregas quinzenais até o mês de março. A garantia das doações regulares torna possível um planejamento da distribuição de forma eficiente, garantindo um fluxo constante e previsível de suprimentos para as famílias e organizações que atendem indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade em nossos territórios socioassistenciais", comentou a gerente de SAN.
A secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, celebra o sucesso de mais esta parceria. "A gente agradece aos parceiros que sempre doam ao Banco de Alimentos Herbert de Souza e parabenizarmos o esforço e o trabalho de excelência de nossa equipe para captação de doações com o compromisso incansável no combate a fome e na garantia da segurança alimentar e nutricional das famílias em situação de vulnerabilidades", ressaltou.