Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Biblioteca Municipal sediará lançamento do livro A Revolução dos Colibris

Publicada em | Atualizada em

Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
A revolução dos colibris

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim será palco, no dia 28 de novembro, às 19 horas, do lançamento do livro A Revolução dos Colibris, da escritora, terapeuta e ativista ambiental Renata Bomfim. A obra, que será distribuída gratuitamente em bibliotecas públicas e em projetos socioambientais, convida o leitor a uma imersão poética sobre questões relacionadas à natureza, à convivência entre espécies e aos desafios ambientais contemporâneos.

Em seu novo trabalho, Renata propõe um deslocamento do olhar humano para além do antropocentrismo, compondo paisagens e imagens que aproximam leitor e ambiente em um vínculo de coexistência. 

A jornalista Andressa Zoi Nathanailidis destaca que a autora "mergulha na história humana, tecendo fios que evocam narrativas de origem e bordados de pertencimento". 

Já o poeta e historiador Fernando Achiamé ressalta a "força imaginativa" do livro, que conduz o público por "páginas e páginas de assombros", numa jornada pela Terra e seus elementos -- minerais, plantas, animais e os próprios humanos, vistos como seres feitos de húmus.

Achiamé também aponta paralelos entre a obra e a Divina Comédia: destruições infernais contra a Mãe Gaia, purgações sociais e êxtases paradisíacos diante dos voos dos colibris e das florestas regeneradas. A autora reafirma essa dimensão transformadora ao definir a obra como uma revolução que nasce dentro do ser, silenciosa, mas persistente: "É sobre não sucumbir em tempos de ódio e pavor".

O crítico literário Francisco Aurélio Ribeiro observa que Renata "amalgama mitos cosmogônicos e escatológicos, histórias e ciência", recriando poeticamente a trajetória do planeta. Para ele, a poética da autora reafirma que "o amor precede a palavra".

Doutora em Letras pela Ufes e criadora da Reserva Natural Reluz (RPPN) reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Renata Bomfim é reconhecida por sua atuação em defesa do meio ambiente, especialmente da Mata Atlântica capixaba.

O lançamento na Biblioteca Municipal conta com apoio da instituição e marca também um gesto de solidariedade: todo o valor arrecadado com a venda do livro será revertido para o Programa Reluz na Estrada, iniciativa dedicada a reduzir o atropelamento de animais nas rodovias do Espírito Santo.

Serviço
Lançamento de "A Revolução dos Colibris"
Data: 28 de novembro de 2025
Horário: 19h

Local: Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim. Rua São Gonçalo, 23. Centro. Vitória/ ES (ao lado do Teatro Sônia Cabral).