A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Vitória (Caisan) realizou, na última sexta-feira (23), a primeira reunião ordinária do ano de 2026 do colegiado, com definições para ações ainda mais intensas no combate à fome, insegurança alimentar e nutricional e a obesidade no município.
A Caisan conta com a participação de várias secretarias municipais de Vitória, representadas, nessa reunião, por: Juliana Rohsner, secretária de Educação; Luciano Forrechi, secretário de Governo e de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho; e Magda Lamborghini, secretária de Saúde.
A pauta contemplou o calendário 2026 da Caisan, a mobilização para a construção do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan), além de ações conjuntas com impactos positivos para os munícipes atendidos pelas diferentes políticas públicas municipais. "Este primeiro encontro do ano foi para alinhamento de todas as ações e demandas que o município possui. Ao unir SUS, SUAS, DH e SISAN, estamos assegurando que as famílias em maior vulnerabilidade tenham acesso rápido e articulado às respostas que necessitam no que tange ao acesso e alimentação saudável e de qualidade", defendeu Graziella.
A subsecretária disse que a organização das atividades garantem a manutenção de Vitória no programa Estratégia Alimenta Cidades, que o município almeja novas adesões para garantir apoio técnico e institucional para a implementação de novas políticas públicas.
Ainda foi pautado na Caisan que Vitória tem interesse em aderir ao Protocolo Brasil Sem Fome como ferramenta estratégica que integra os sistemas de Saúde (SUS), Assistência Social (SUAS) e Segurança Alimentar (SISAN) para identificar, incluir e acompanhar famílias em situação de insegurança alimentar grave.
Ao final da reunião, a secretária Magda Cristina Lamborghini declarou que todo projeto integrado reflete para o munícipe que é o protagonista de todo o trabalho. "Essas reuniões são importantes para fortalecer cada vez mais as políticas públicas de forma integrada que deem reflexos na sociedade", reforçou Magda.
Para a secretária de Educação, Juliana Rohsner Vianna Toniati, é um momento para se comemorar os avanços já conquistados pelo município. "Sabemos que é preciso continuar com este trabalho sério e organizado. Estas reuniões são importantes para que a gente alinhe todas os objetivos e de fato tenha um trabalho de entregas para toda a cidade", resumiu.
Luciano Forrechi disse acreditar que políticas públicas desenvolvidas de forma integrada trazem resultados ainda mais eficientes para os munícipes.
A Caisan Vitória possui um cronograma de atividades até final de 2026 e novas adesões para garantir Vitória como referência em segurança alimentar e nutricional.