Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Capital registra queda de 42% nos furtos de fios em 2025

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Silveira
Videomonitoramento no CIOM - Centro Integrado de Operação e Monitoramento
Videomonitoramento na Central de Monitoramento. (ampliar)

A intensa atuação da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), em parceria com outras secretarias, tem gerado resultados expressivos no combate ao furto de fios na capital. Entre janeiro e outubro, os registros desse tipo de crime apresentaram queda de 42% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Na corporação, o uso da tecnologia, o efetivo capacitado e o trabalho da Gerência de Inteligência são fundamentais no enfrentamento ao furto de fiação. Além do patrulhamento preventivo, Vitória conta com uma robusta vigilância virtual por meio da Central de Monitoramento, que opera 1.156 câmeras espalhadas pela cidade. No período, 30 pessoas foram detidas.

Jansen Lube
Guarda Civil Municipal
O patrulhamento preventivo e o efetivo capacitado também auxiliam na prevenção e combate desse tipo de crime. (ampliar)

Além das abordagens em flagrante, a Guarda de Vitória mantém operações rotineiras em conjunto com outras secretarias municipais e com a Polícia Civil para fiscalizar estabelecimentos que comercializam materiais reciclados e reutilizados. Essas intervenções são subsidiadas por informações levantadas pela Gerência de Inteligência sobre o comércio ilegal de fios, permitindo a identificação de compradores e o fechamento de locais irregulares.

O secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, destacou a importância do combate a esse tipo de crime. "O furto de fios causa prejuízos à população, impacta serviços essenciais e compromete a qualidade de vida da cidade. Por isso, combater esse delito é prioridade: preserva o patrimônio público, evita transtornos e fortalece a sensação de segurança", afirmou.

A Guarda de Vitória  reforça que qualquer cidadão que presenciar uma situação suspeita deve acionar imediatamente o Ciodes-190, para que uma viatura seja enviada ao local o mais rápido possível.