Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Carnaval: Vitória tem regularização histórica das escolas de samba e garantia de investimentos

Publicada em | Atualizada em

Por Julya Feitoza (jfcarvalhoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Duarte
Entrega das certidões negativas e do termo de fomento às escolas de samba de Vitória
Entrega das certidões negativas e do termo de fomento às escolas de samba de Vitória.

O Carnaval de Vitória vive um momento histórico com a entrega das certidões negativas e do termo de fomento às escolas de samba da capital, nesta quarta-feira (14). Pela primeira vez, todas as agremiações do Carnaval capixaba estão com a documentação regularizada, um marco que fortalece a organização, a transparência e a credibilidade da maior manifestação cultural popular do Espírito Santo.

Os desfiles do Grupo Especial do Carnaval capixaba estão marcados para os dias 6 e 7 de fevereiro, enquanto as escolas do Grupo Ouro entram na avenida nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Sambão do Povo. A regularização das escolas garante condições iguais de competição e segurança para a realização dos espetáculos.

Para assegurar estrutura, organização e qualidade nos desfiles, a Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), realizou o repasse de R$ 3.986.528,00 à Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Espírito Santo (Liesge). O valor foi transferido em parcela única no mês de dezembro, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do Carnaval como manifestação cultural, social e turística da cidade.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância do diálogo e da responsabilidade na construção desse avanço histórico. "O diálogo produz o bom resultado, e o samba é importante para o nosso Estado. A certidão negativa é para saudar e celebrar os esforços de todos que trabalham para que tudo aconteça sem pendências. O valor é importante e estamos dando autonomia e independência para as escolas, e vamos cobrar a responsabilidade de todos para manter as contas em dia", afirmou.

Para o presidente da Liesge, Edson Neto, a regularização representa um novo momento para o Carnaval capixaba. "Temos a responsabilidade de cumprir o compromisso do Carnaval de 2026 e a possibilidade de ter uma competição por igual, valorizando as escolas de samba. Isso é apoiar a cultura e incentivar o turismo na nossa capital", ressaltou.

Já o presidente da Liesge, Sandro Rosa, reforçou o reconhecimento ao apoio do poder público e adiantou ações de inclusão social durante os desfiles do Grupo Ouro. "Agradeço à gestão impecável de todas as secretarias e ao prefeito Lorenzo Pazolini, que apoiam de verdade o Carnaval capixaba. Afirmo que faremos uma festa muito bonita da Série Ouro e vamos distribuir uma quantidade de ingressos para pessoas que mais precisam e não têm a oportunidade de ver os desfiles", declarou.

O secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, destacou que o investimento no Carnaval vai além da infraestrutura. "Não é só obra que garante condições, autonomia e apoio. Temos que ter um olhar sensível e cuidar das pessoas. Todas as equipes estão empenhadas junto às escolas para fazer o melhor Carnaval para capixabas e turistas", pontuou.

O fortalecimento do Carnaval capixaba também passa por investimentos estruturais. A Cidade do Samba, complexo voltado para as agremiações, teve seu lançamento de projeto do edital  em 1º de julho de 2025. O espaço, que ocupará uma área de 16 mil metros quadrados, ficará localizado na região central da capital, entre o Tancredão e o Sambão do Povo, no bairro Mário Cypreste. A expectativa é que, no Carnaval de 2027, o projeto se consolide como um sonho realizado para o samba capixaba.

Com planejamento, investimentos e diálogo, o Carnaval de Vitória se projeta como uma festa cada vez mais organizada, inclusiva e representativa da cultura e da identidade do povo capixaba.