O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) apresentou, na quinta-feira (18), um balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2025. Na avaliação dos conselheiros, o ano foi muito produtivo. O balanço foi apresentado na 268ª Reunião Ordinária do Comped, realizada no Parque Botânico da Vale, em Jardim Camburi.
A presidente do Comped, Letícia Ferreira Coutinho Alvarenga, disse que o saldo de 2025 foi positivo. "Ao longo do período, debatemos pautas relevantes que fortaleceram a inclusão, o protagonismo e a transformação social. Nossas reuniões se consolidaram como espaços de escuta qualificada, acolhimento e aprendizado coletivo", afirmou ela.
Letícia fez questão de destacar a realização do IX Seminário "Projeto de Vida: uma Construção Permanente Vencendo o Capacitismo e Proporcionando a Inclusão", que bateu recorde de público. "O Seminário colocou em evidência o protagonismo da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Encerramos o ano com a convicção de que o papel do Conselho foi exercido com excelência e entusiasmados para posição de novas as ações e desafios que nos aguardam em 2026", frisou.
Ao acompanhar o balanço do Comped, a secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, destacou a importância dos conselhos municipais para o controle social e a efetivação das políticas públicas. "É o espaço de participação democrática que formula, monitora e fiscaliza políticas públicas, garantindo os direitos da população", ressaltou Soraya.