Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Contos de Cor celebra a cultura afro-brasileira no Viagem pela Literatura

Publicada em

Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Contos de Cor

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o projeto Viagem pela Literatura promove, na próxima quarta-feira (19), o espetáculo "Contos de Cor", com Eliane Correia, do grupo Mais um Ponto, Mais um Conto. A atividade ocorrerá em duas sessões, às 9h30 e às 14h, na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, e é aberta ao público, especialmente voltada para crianças e adolescentes.

A apresentação propõe uma imersão na tradição oral e na ancestralidade afro-brasileira, ressaltando a importância da representatividade nos livros infantis e a valorização das vozes que narram suas próprias histórias. O espetáculo une literatura, música e histórias para celebrar a diversidade e o poder da palavra como instrumento de identidade e resistência cultural.

Durante a contação, o público será convidado a "viajar" por cinco narrativas repletas de simbologia e sabedoria popular: "Mito iorubano da criação do mundo", "A lenda da galinha d'Angola", "A verdadeira história do Pai Francisco", "O negrinho do pastoreio" e "Calunga - a princesa que virou boneca". Essas histórias são entrelaçadas com cantigas populares e músicas autorais, criando um ambiente de encantamento e aprendizado.

De acordo com a bibliotecária e coordenadora do Viagem pela Literatura, Elizete Caser, a proposta é "destacar a importância da representatividade da cultura afro-brasileira, nesta data tão significativa, por meio das histórias, cantigas e escritores, envolvendo crianças e adolescentes no universo da literatura".

A atividade busca ainda incentivar a leitura de forma lúdica, despertar a imaginação e a criatividade e ampliar os horizontes dos jovens leitores, reforçando o papel da literatura como ponte para o conhecimento, a empatia e o respeito às diferentes culturas.