A Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) divulgou, no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (24), o resultado final da etapa de Avaliação Técnica do Edital nº 002/2025, referente ao Chamamento Público de profissionais especializados para atuarem como avaliadores e pareceristas de mérito em propostas e projetos culturais inscritos nos editais de financiamento da Semc. O resultado também pode ser conferido na página eletrônica Editais da Cultura.
No total, foram recebidas 354 inscrições, distribuídas em sete áreas temáticas, das quais 175 foram classificadas, sendo elas:
Artes cênicas (40);
Artes musicais (19);
Artes visuais (20);
Audiovisual (35);
Cultura popular (22);
Livro, leitura e literatura (19);
e Patrimônio e arquivos (20).
Os profissionais receberão R$ 2,5 mil pela avaliação de até 60 projetos, além de R$ 45 por projeto excedente. A atuação dos pareceristas será realizada a distância, por meio do Mapa Cultural ES, dos sistemas da Prefeitura de Vitória, de e-mails institucionais e videoconferências.
Esse processo reforça o compromisso da gestão municipal em valorizar o setor cultural, ampliando a rede de profissionais qualificados responsáveis por garantir excelência técnica, transparência e diversidade nas avaliações de propostas e projetos submetidos aos mecanismos de fomento da capital.
O edital visa, também, cumprir a Lei nº 3.730/1991, a partir da nova redação dada por meio da Lei nº 9.507/2019, que determina que a Comissão Técnica de Avaliação e Seleção, responsável pela análise de mérito dos projetos culturais inscritos nas Instruções Normativas da Lei Rubem Braga, seja composta mediante seleção pública editada pela Semc.