Ação de conscientização sobre ISTs em feira livre de Jardim da Penha.
Foto Divulgação
Ação de conscientização sobre ISTs em feira livre de Jardim da Penha.
As atividades do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização e mobilização sobre o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), seguém a todo vapor na capital. A equipe da Unidade de Saúde de Santa Luíza realizou, nesta quinta-feira (18), uma ação de conscientização na feira livre da Praia do Canto, em Vitória.
A iniciativa tem como objetivo orientar a população sobre as formas de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio de abordagens educativas e informativas.
Durante a ação, moradores e feirantes receberam orientações sobre a importância do uso de preservativos, a disponibilidade de testagem rápida na Unidade, realizada com acolhimento e sigilo, além do diagnóstico precoce como estratégia para o cuidado em saúde e a redução do estigma relacionado às ISTs.
Os profissionais de saúde também promoveram atividades educativas voltadas à saúde bucal, com orientações sobre a prevenção de cáries e doenças periodontais, higiene oral adequada, bem como informações sobre a importância da prática regular de atividade física para a prevenção de doenças e a adoção de hábitos de vida saudáveis.
A programação incluiu ainda a distribuição de panfletos informativos com dicas de alimentação saudável, orientações sobre a prevenção das ISTs e a entrega de kits de saúde bucal.
A diretora da US de Santa Luíza, Kamilla Lacerda, reforça a importância da ação e o papel da unidade na promoção da saúde junto à comunidade. "Essa iniciativa aproxima a UBS da população, levando informação de qualidade, promovendo a prevenção de doenças e incentivando o autocuidado. Em períodos estratégicos como o Dezembro Vermelho, ações como essa ampliam o acesso à informação, ao diagnóstico precoce e aos serviços de saúde", destacou.