Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Diretores escolares de Vitória alinham ações para o ano letivo 2026

Publicada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Silveira
Reforma da EMEF Maria Stella de Novaes

Às vésperas do início do ano letivo de 2026, a Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme) realizou, nesta segunda-feira (19), a primeira reunião de alinhamento com os diretores escolares das 105 unidades de ensino da Rede Municipal. O encontro foi realizado na nova Escolq Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Emef TI) Ronaldo Soares, no bairro Resistência. O encontro teve como objetivo alinhar as diretrizes para o retorno às aulas, discutindo questões-chave como a organização pedagógica, as estratégias de ensino e as melhorias nas infraestruturas das unidades escolares. 

Além disso, a Seme provomeu uma palestra sobre liderança com Lucas Fonseca; e uma apresentação do ex-diretor escolar e consultor educacional Anderson Araújo, que possui experiência em cases de sucesso na aprendizagem, como a cidade de Sobral, no Ceará. Quem também participou da reunião foi a inspetora Annelise, da Guarda Municipal de Vitória, reforçando instruções e padrões de segurança que devem ser seguidos nas unidades escolares.

A reunião foi realizada ao longo de todo o dia e, pela manhã, contou com a visita do prefeito Lorenzo Pazolini, que teve uma breve conversa com os gestores que iniciarão o ano letivo à frente dos CmeiIs e Emefs de toda a cidade. "Confiamos no trabalho que vocês realizam diariamente e sabemos que é essa dedicação que garante um ano letivo organizado, acolhedor e com resultados para nossas crianças e estudantes", destacou.

A secretária de Educação Juliana Rohsner também realizou uma apresentação sobre as diretrizes educacionais. "Este encontro é fundamental para alinhar as diretrizes pedagógicas e fortalecer a atuação dos diretores no retorno às aulas. Esse trabalho em conjunto, somado aos investimentos contínuos na rede refletem nosso compromisso com a aprendizagem, a equidade e o desenvolvimento integral dos nossos estudantes", disse.

No fim da tarde, a vice-prefeita Cris Samorini também participou da reunião, reforçando o compromisso da gestão com o trabalho realizado na Educação de Vitória. "O trabalho que vocês desenvolvem nas escolas é essencial e merece todo o nosso reconhecimento. A gestão confia nos diretores e sabe que são vocês que transformam as diretrizes em ações concretas dentro das unidades. Seguiremos próximos, ouvindo e apoiando, para fortalecer ainda mais a Educação de Vitória", completou.

Tempo integral

O ano letivo de 2026 começa no dia 4 de fevereiro. A novidade é a ampliação do tempo integral na rede de ensino: nove escolas também contarão com esta modalidade, totalizando 50 unidades de ensino com o tempo integral em Vitória. 

O aumento no número de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei's) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef's) atendendo em tempo integral no ano de 2026 vai resultar em 2.751 novas vagas nesta modalidade em relação a 2025. No total, serão 12.139 vagas, o que corresponde a 26,68% do total da rede de ensino de Vitória. 

Com isso, a capital capixaba bate a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) do Ministério da Educação (MEC), que determina a oferta mínima de 25% das matrículas em Tempo Integral. 

As nove escolas que passarão a ofertar o tempo integral em 2026 são: Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira (Maria Ortiz), Emef Octacílio Lomba (Maruípe), Emef João Bandeira (Consolação), Emef Vercenílio da Silva Pascoal (Joana D'Arc), Cmei Ana Maria Chaves Colares (Jardim Camburi), Cmei Darcy Vargas (Santo Antônio), Cmei Georgina da Trindade Faria (São José), Cmei Nelcy da Silva Braga (Maruípe) e Cmei Geisla da Cruz Militão (Nova Palestina).