Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Educação em tempo integral: reforma da Emef Octacílio Lomba entra na reta final

Publicada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Marcos Salles
Reforma da Emef Octacílio Lomba
Emef Octacílio Lomba entra na reta final de reforma e atenderá estudantes em tempo integral em 2026.

A Prefeitura de Vitória realizou, na manhã desta quinta-feira (15), uma visita técnica às obras de requalificação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Octacílio Lomba, localizada no bairro Maruípe. A unidade está nos retoques finais para receber os estudantes no ano letivo de 2026, que terá início na primeira semana de fevereiro.

A visita contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, do secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, além de equipes técnicas da prefeitura e lideranças comunitárias da região.

Com a conclusão das intervenções, a Emef Octacílio Lomba iniciará o próximo ano letivo ofertando a modalidade de ensino em tempo integral. A unidade passa a integrar o conjunto de 50 escolas da rede municipal que adotarão o modelo em 2026: um avanço expressivo se comparado a 2021, quando apenas quatro escolas funcionavam em tempo integral. O investimento total nas obras da Emef é de R$ 5,09 milhões.

Infraestrutura

Durante a visita, o prefeito Lorenzo Pazolini destacou o impacto do investimento na infraestrutura e na qualidade da educação pública. "Estamos entregando uma escola totalmente revitalizada, moderna e preparada para acolher nossos estudantes com dignidade e qualidade. Investir na educação em tempo integral é investir no futuro das nossas crianças, adolescentes e jovens, ampliando oportunidades, garantindo mais aprendizado, cuidado e desenvolvimento", afirmou.

As obras contemplam uma série de melhorias estruturais em toda a unidade. As salas de aula receberam padronização do piso em granilite, nova pintura, iluminação adequada e climatização. A fachada principal da escola também passou por pintura completa.

No pátio central, estão sendo executados pisos em granilite, recuperação de corrimãos, instalação de novos gradis e coberturas para o deslocamento dos estudantes, além da pintura das fachadas internas e das rampas de acesso. A quadra poliesportiva recebeu pintura, recuperação das treliças, novas calhas, novos equipamentos esportivos e pintura do piso.

As áreas de circulação do 1º, 2º e 3º pavimentos passam por assentamento de cerâmicas nas paredes, com rodapé, rodaparede e peitoris em granito. Toda a unidade escolar está sendo climatizada, e os ambientes pedagógicos, como auditório, sala de vídeo, laboratório de informática, biblioteca e sala de ciências, também estão sendo reformados.

Para a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, a entrega da escola reforça o compromisso da gestão com uma educação pública de qualidade. "A ampliação do tempo integral em Vitória vai além do aumento da jornada escolar. Ela significa oferecer uma escola mais completa, com espaços adequados, infraestrutura moderna e condições reais para o desenvolvimento integral dos estudantes", ressaltou.

O secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, destacou o cuidado técnico e a abrangência da intervenção. "Essa é uma reforma ampla, que envolve desde melhorias estruturais até acabamentos e modernização dos ambientes. São mais de 5 mil m² aqui na Emef Octacílio. Tudo foi pensado para garantir segurança, acessibilidade e conforto para estudantes, professores e toda a comunidade escolar", explicou.