Guarda de Vitória passa por teste de aptidão física.
Estar fisicamente bem preparado é fundamental para a atuação no dia a dia da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV). Nesse sentido, o efetivo passará por pelo teste de aptidão física (TAF), medida anual realizada para acompanhar a saúde física dos integrantes da corporação.
O TAF faz parte do processo de avaliação física periódica que contém duas etapas. A primeira delas corresponde à avaliação de bioimpedância, um exame que aponta a composição corporal, responsável por pesquisar os hábitos de saúde do guarda municipal. A segunda etapa é a prática do processo, no qual o TAF faz parte.
O exame é realizado anualmente e tem como objetivo aprimorar e monitorar a saúde física dos guardas. "O objetivo é avaliar os hábitos saudáveis do efetivo, como índice de massa corporal, peso, altura, gordura visceral, hemograma, cardiologia. Tudo com objetivo de que eles mantenham a saúde e condição física necessária para servir à segurança da população com excelência", relata o coordenador da Gerência de Formação e Ascensão Psicossocial (Gfap), Fábio Ferreira.
Os testes já começaram e seguem até o dia 13 de fevereiro, sendo realizados no Ginásio do Tancredão, no bairro Mário Cypreste. A equipe da Gfap organiza as avaliações em grupos específicos para proporcionar um acompanhamento mais detalhado e eficaz aos profissionais.
As atividades são divididas conforme a idade cronológica dos participantes, sendo a maioria com menos de 45 anos.
Para integrantes com menos de 45 anos:
Flexão de braço - avaliação da força muscular dos membros superiores
Flexão abdominal - medição da resistência da musculatura do core
Corrida - teste da capacidade cardiorrespiratória
Para integrantes com mais de 45 anos:
Teste de caminhada - avaliação adaptada com protocolos diferenciados para homens e mulheres
Capacitação
Além do físico, os guardas municipais também têm processos de capacitação que visam o aprimoramento técnico e mental. O Estágio de Qualificação Profissional (EQP) é onde os profissionais passam por treinamentos com especialistas para atualização em temas como novas técnicas de abordagem, legislação Penal e de Trânsito, além de comunicação e relacionamento com a comunidade.
Para além da rotina operacional, a Guarda de Vitória reforça o compromisso com a valorização do seu efetivo ao investir de forma contínua na saúde, no preparo físico e na qualificação profissional, garantindo que os guardas estejam não apenas fisicamente aptos, mas também tecnicamente atualizados e emocionalmente preparados para atuar com eficiência, equilíbrio e responsabilidade, assegurando um serviço cada vez mais qualificado e próximo da população.