O brilho e a magia do clássico O Mágico de Oz estão de volta aos palcos de Vitória em uma versão cheia de cor, dança e emoção. A Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi apresenta uma releitura do espetáculo que promete encantar o público de todas as idades, especialmente as crianças que sonham com um futuro artístico.
As apresentações, que iniciaram no dia 11 de novembro, ocorrem das 19h às 21h, no Teatro Sesc Glória, e se encerram no dia 17 de novembro, no mesmo horário, no Teatro Universitário da Ufes. Para Sesc Glória, os ingressos podem ser retirados no site do teatro e quem for prestigiar deve doar 1 kg de alimento não perecível. Já para o Teatro Universitário da Ufes, os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 13/11, na plataforma Sympla.
A classificação indicativa do espetáculo é livre e a duração aproximada é de duas horas. Nesta montagem, Dorothy embarca novamente em uma jornada cheia de descobertas, coragem e amizade, com temas que dialogam com o aprendizado e os sonhos de muitos estudantes. O espetáculo é resultado de um ano inteiro de trabalho e dedicação dos alunos dos cursos Básicos e Técnicos em Dança da Fafi, que transformaram as aulas em um verdadeiro processo criativo coletivo.
Mais de 110 bailarinos participam da produção, ao lado de artistas convidados e coreógrafos experientes. A coreografia foi criada em conjunto, com cada turma reinterpretando cenas marcantes da história por meio da dança. O resultado é uma apresentação que mistura técnica, sensibilidade e imaginação.
Para Fátima Burzlaff, gerente da Fafi, o espetáculo mostra o poder da arte em despertar talentos e formar cidadãos; "'O Mágico de Oz' representa tudo o que acreditamos na Fafi: a arte como um caminho de aprendizado e transformação. Cada estudante que pisa no palco descobre sua força, sua voz e sua capacidade de emocionar o outro", afirma.
Além de um espetáculo, a montagem é um projeto educativo que valoriza o processo de formação artística e incentiva o acesso à cultura desde cedo. As crianças e famílias que assistirem à peça poderão ver de perto o resultado do trabalho coletivo, da disciplina e da paixão pela arte e talvez se inspirarem a também seguir o "caminho de tijolos amarelos" rumo aos próprios sonhos.
As apresentações acontecerão em espaços parceiros acessíveis, com infraestrutura adaptada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A equipe da Fafi estará presente para garantir que todos possam viver essa experiência mágica do começo ao fim.