Imprensa
FacilitaVix: treinamento capacita estagiários para uso dos totens nas unidades de saúde da capital
Publicada em | Atualizada em
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Thyago Oliveira
Para otimizar o atendimento na rede de Saúde de Vitória, os novos estagiários receberam treinamento para o uso dos totens de autoatendomento do Facilita Vix. Realizado na manhã desta quinta-feira (22), o treinamento ocorreu na Escola Técnica do SUS (ETSUS-Vitória) e contou com a participação de diretores das unidades de saúde e representantes das equipes de Recursos Humanos (RH) e da Informática.
Em 2024, os totens do FacilitaVix receberam 60.367 operações, tendo o início da sua utilização no mês de maio. Em 2025, o número de acessos aumentou para 282.224 operações realizadas. Nos dois anos, o totem que mais recebeu acessos foi a da Unidade de Saúde de Jardim Camburi com 18,284 operações realizadas em 2024 e 44.990 operações em 2025.
Já a Unidade de Saúde de Fonte Grande foi a que, proporcionalmente, mais recebeu operações em relação ao número de pacientes atendidos. Em 2024, 77,72% dos pacientes da US utilizaram o FacilitaVix e em 2025 essa proporção subiu para 95,79%
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini recebeu com entusiasmo os novos estagiários. "Com o FacilitaVix, a cidade de Vitória se destaca mais uma vez na inovação tecnológica em saúde e através desse trabalho, damos acesso mais rápido aos serviços de saúde que facilitam a vida da nossa população. Sejam bem-vindos a essa responsabilidade, que vocês sejam muito felizes trabalhando conosco e que vocês realmente desempenham essa função com qualidade e eficiência."
Tecnologia a serviço do cidadão
"Os totens de autoatendimento são fundamentais para facilitar o acesso a tecnologia para os cidadãos que não têm acesso a internet pessoal. Os moradores que têm dificuldade em acessar o site ou aplicativo para agendamento de consultas e/ou exames laboratoriais utilizam os totens. Uma solução tecnológica que gera avanço, rapidez e celeridade aos serviços dentro das unidades", destaca a diretora da US Jardim Camburi, Vivian Kecy Vieira Maia.
"A tecnologia é importante, mas o nosso diferencial é o atendimento humanizado! Queremos enaltecer o trabalho e a proatividade dos nossos estagiários. Eles não apenas operam uma máquina, mas acolhem cada cidadão, auxiliando quem tem dificuldades com a tecnologia e garantindo que ninguém saia com dúvidas", ressalta a diretora da US Fonte Grande, Marcela Lozer.
Capacitação
O treinamento foi conduzido por Higino Mendes, assessor em Tecnologia da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, pelo estagiário Gabriel Barbosa Oliveira, que atua na Unidade de Jabour, e pela estagiária Luana Evellyn Santos Dias, que atua na Unidade de Bairro República.
"É um prazer imenso passar o meu conhecimento para outras pessoas, espero que eles tenham absorvido tudo de uma forma legal. Torço para que todos os novos estagiários possam se sair bem e que cheguem ao ponto de palestrar também para os próximos que virão", relatou Gabriel.
"Foi uma sensação única! Passar conhecimento é um privilégio, principalmente para pessoas da minha idade, para aqueles que estão começando agora. Então, sim, foi um privilégio! Fiquei muito feliz ao receber o convite, eu aceitei de braços abertos", contou Luana.
Para os novos ingressantes como Sara Reis de Souza a expectativa é aprender cada vez mais e ajudar da melhor forma qualquer pessoa que chegar com dúvida ou precisar de ajuda. "Nunca mexi em um totem, mas vou ficar boa nisso. Facilitar a vida das pessoas é o objetivo", afirmou.
Luiz Henrique do Nascimento, outro novo estagiário, também revelou entusiasmo. "Os totens facilitam muito a vida das pessoas na hora de marcar uma consulta ou ver se tem o medicamento que precisa, por exemplo. Estamos aqui para ajudar e auxiliar no que precisarem. Esse é o nosso papel", disse.
