Famílias da Capital recebem orientações sobre alimentação saudável
Publicada em
Por Ludmila Pecine, com edição de Deyvison Longui
Samira Gasparini
As ações têm o objetivo de ensinar as pessoas a se alimentarem de forma saudável, higiênica e com pouco dinheiro
Quais são os benefícios de comer o tradicional arroz e feijão? Nas ações educativas de segurança alimentar e nutricional, por meio de palestras, jogos educativos e dinâmicas, famílias da Capital aprendem, neste mês, as vantagens de ter sempre esses alimentos no cardápio do dia.
Realizadas mensalmente, as ações educativas orientam crianças, adultos, idosos e nutrizes de programas e projetos de Vitória a como se alimentar de forma saudável.
Nesta semana, cerca de 50 pessoas atendidas na Sociedade São Vicente de Paula aprenderam quais os valores nutricionais dos diferentes tipos de arroz e feijão, na palestra com o tema “Arroz e Feijão: par perfeito”.
As famílias atendidas também receberam cestas básicas entregues pelo Banco de Alimentos Herbert de Souza (BAHS).
Almentação saudável
Para a dona de casa Dilcenir da Chaves Pinheiro, 57 anos, essa é a oportunidade para conhecer pratos diferentes e saudáveis.
"Eu adoro participar e venho sempre. É sempre bom ouvir e aprender mais um pouco sobre alimentação saudável. Depois desses encontros, muita coisa mudou na minha casa, o ambiente familiar melhorou e, hoje, todos se alimentam melhor e de forma correta”, contou Dilcenir animada.
Samira Gasparini
A dona de casa, Dilcenir da Chaves Pinheiro, 57 anos, aprendeu a conhecer pratos diferentes e saudáveis
Segundo a nutricionista do BAHS, Renata Simões, as ações têm o objetivo de ensinar as pessoas a se alimentarem de forma saudável, higiênica e com pouco dinheiro.
“Muitas dessas famílias estão em situação de vulnerabilidade social. É importante que elas saibam aproveitar, de forma saudável, todos os alimentos que elas têm acesso”, completou a nutricionista.
A adolescente Gabriella Araújo, 13 anos, também participa das ações educativas e afirma que já coloca em prática o que aprende no local.
“É a segunda vez que venho com minha mãe e gosto de vir porque a gente aprende sobre alimentação e saúde de forma diferente e divertida. Como pouco biscoito e não como alimentos gordurosos, porque, nos encontros, aprendi que esses alimentos fazem mal”, diz Gabriella.
Par perfeito
Apesar do feijão ser uma rica fonte proteíca, existe uma certa desvantagem quanto a esta leguminosa. Isso porque quando consumido isoladamente, o organismo humano não consegue digerir todas as proteínas oferecidas pelo alimento.
Porém, quando consumido com outro cereal, por exemplo o arroz, o organismo consegue fazer digestão de todas elas. Tanto que um prato de arroz com feijão tem quase a mesma quantidade de proteína que um pedaço de carne de origem animal.
Dessa forma, a ingestão combinada de arroz e feijão rende ao organismo uma mistura proteíca de alto valor e de fácil digestão. Pode substituir carne bovina ou o frango, eventulamente, no cardápio semanal.
A relação de consumo entre os dois deve ser de três porções de arroz para uma de feijão. (Fonte: RG Nutri, O Feijão na Alimentação dos Brasileiros; Nutrição para todos, Alimentos funcionais; Cyber Diet, Leguminosas: você sabe o que são?