Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Famílias da Capital recebem orientações sobre alimentação saudável

Publicada em

Por Ludmila Pecine, com edição de Deyvison Longui


Samira Gasparini
Ação educativa com famílias carentes atendidas pelos Vicentinos
As ações têm o objetivo de ensinar as pessoas a se alimentarem de forma saudável, higiênica e com pouco dinheiro

Quais são os benefícios de comer o tradicional arroz e feijão? Nas ações educativas de segurança alimentar e nutricional, por meio de palestras, jogos educativos e dinâmicas, famílias da Capital aprendem, neste mês, as vantagens de ter sempre esses alimentos no cardápio do dia.

Realizadas mensalmente, as ações educativas orientam crianças, adultos, idosos e nutrizes de programas e projetos de Vitória a como se alimentar de forma saudável.

Nesta semana, cerca de 50 pessoas atendidas na Sociedade São Vicente de Paula aprenderam quais os valores nutricionais dos diferentes tipos de arroz e feijão, na palestra com o tema “Arroz e Feijão: par perfeito”.

As famílias atendidas também receberam cestas básicas entregues pelo Banco de Alimentos Herbert de Souza (BAHS).

 

Almentação saudável

Para a dona de casa Dilcenir da Chaves Pinheiro, 57 anos, essa é a oportunidade para conhecer pratos diferentes e saudáveis.

"Eu adoro participar e venho sempre. É sempre bom ouvir e aprender mais um pouco sobre alimentação saudável. Depois desses encontros, muita coisa mudou na minha casa, o ambiente familiar melhorou e, hoje, todos se alimentam melhor e de forma correta”, contou Dilcenir animada.

Samira Gasparini
Ação educativa com famílias carentes atendidas pelos Vicentinos
A dona de casa, Dilcenir da Chaves Pinheiro, 57 anos, aprendeu a conhecer pratos diferentes e saudáveis

Segundo a nutricionista do BAHS, Renata Simões, as ações têm o objetivo de ensinar as pessoas a se alimentarem de forma saudável, higiênica e com pouco dinheiro.

“Muitas dessas famílias estão em situação de vulnerabilidade social. É importante que elas saibam aproveitar, de forma saudável, todos os alimentos que elas têm acesso”, completou a nutricionista.

A adolescente Gabriella Araújo, 13 anos, também participa das ações educativas e afirma que já coloca em prática o que aprende no local.

“É a segunda vez que venho com minha mãe e gosto de vir porque a gente aprende sobre alimentação e saúde de forma diferente e divertida. Como pouco biscoito e não como alimentos gordurosos, porque, nos encontros, aprendi que esses alimentos fazem mal”, diz Gabriella.

Par perfeito

Apesar do feijão ser uma rica fonte proteíca, existe uma certa desvantagem quanto a esta leguminosa. Isso porque quando consumido isoladamente, o organismo humano não consegue digerir todas as proteínas oferecidas pelo alimento.

Porém, quando consumido com outro cereal, por exemplo o arroz, o organismo consegue fazer digestão de todas elas. Tanto que um prato de arroz com feijão tem quase a mesma quantidade de proteína que um pedaço de carne de origem animal.

Dessa forma, a ingestão combinada de arroz e feijão rende ao organismo uma mistura proteíca de alto valor e de fácil digestão. Pode substituir carne bovina ou o frango, eventulamente, no cardápio semanal.

A relação de consumo entre os dois deve ser de três porções de arroz para uma de feijão. (Fonte: RG Nutri, O Feijão na Alimentação dos Brasileiros; Nutrição para todos, Alimentos funcionais; Cyber Diet, Leguminosas: você sabe o que são?