Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Famílias de Vitória recebem orientações sobre uso do sensor de glicose e alimentação saudável

Publicada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Famílias de Vitória recebem orientações sobre uso do sensor de glicose e alimentação saudável
Famílias da capital assistidas pelo Programa de Monitoramento Contínuo de Glicose do município participaram da palestra "Jornada do Paciente: Meu primeiro Libre/Alimentação Saudável".

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro, profissionais que atuam nas escolas municipais de Vitória e famílias da capital assistidas pelo Programa de Monitoramento Contínuo de Glicose do município participaram da palestra "Jornada do Paciente: Meu primeiro Libre/Alimentação Saudável", ministrada pelo representante da Abbott no Espírito Santo, Valdir Fernandes, e pelo doutor em Enfermagem Hudson Oliveira.

Na ocasião, as famílias puderam tirar dúvidas e ouvir explicações detalhadas sobre o funcionamento e o manuseio do sensor, reforçando as orientações de uso para quem já utiliza o equipamento, bem como orientando as famílias que ainda irão recebê-lo.

Entre os participantes estava Geruza Ferreira, 37 anos, moradora do bairro Conquista e mãe de Mariana, de 11 anos. Geruza contou que a filha ainda vai receber o FreeStyle Libre, mas a família já tem boas expectativas de que o equipamento melhore a qualidade de vida da menina.

"Ela sofre muito com as picadinhas no dedo, questiona muito esse procedimento, então esse sensor vai amenizar esse sofrimento dela e poderá alegrar mais a vida dela", disse.

Já entre as famílias que já utilizam o sensor de monitoramento contínuo estava a de Cleber Rodolfo Ricardo, 29 anos, morador do bairro Joana D'Arc. Ele contou que, com o equipamento, não precisa mais furar o dedo da filha Ágatha, de 9 anos. "Além disso, quando ela está longe da gente, na escola, por exemplo, ela mesma consegue fazer o monitoramento da glicose através do leitor do Libre, sem precisar furar o dedo nem levar as lancetas para a escola. Então, a rotina ficou melhor, sim."

E a pequena Ágatha confirma tudo o que o pai disse: "É muito melhor usar o Libre porque não dói nada e não preciso ficar furando meu dedo toda hora, machucando a mão", disse.

Monitoramento da glicemia

Por meio do Programa de Monitoramento Contínuo de Glicose, o município fornece o sistema de monitoramento da glicose FreeStyle Libre para crianças residentes em Vitória, matriculadas nas escolas da rede pública municipal, que tenham idade entre 4 e 12 anos e possuam laudo médico com diagnóstico de Diabetes Mellitus Tipo 1.

O sistema FreeStyle Libre é composto por um leitor portátil e um sensor, que é aplicado na parte posterior do braço, onde permanece em uso por um período máximo de 14 dias. O leitor é utilizado para obter leituras de glicose do sensor, permitindo o monitoramento contínuo por meio de medições a cada 15 minutos, com informações sobre tendências de glicemias altas ou baixas, além de uma visão geral da glicemia durante a madrugada.

Dessa forma, familiares, responsáveis, professores e profissionais de saúde recebem informações sobre a doença, sinais e sintomas, bem como orientações sobre como agir em determinadas situações.

Beneficiários

Para ser beneficiário do programa, é necessário:

  • Ser residente e domiciliado no município de Vitória;
  • Possuir laudo médico com diagnóstico de DM1, emitido por médico no exercício regular de suas funções no SUS;
  • Ter idade entre 4 e 12 anos;
  • Estar cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS) e na Rede Bem Estar (RBE), no âmbito municipal, tendo realizado os atendimentos médicos na rede municipal de saúde de Vitória;
  • Estar matriculado na rede pública municipal de ensino, com comprovação por meio de declaração escolar;
  • Possuir receita médica com indicação de uso conforme necessidade da criança e validade de até 4 (quatro) meses.