Publicada em 13/06/2012, às 11h56
Por Luana Amorim, com edição de Matheus Thebaldi
Farmácia Popular de Vitória distribui medicamentos gratuitos para asma

A Farmácia Popular de Vitória começou a distribuir dois medicamentos gratuitos para pacientes com asma. Os usuários da rede terão acesso aos medicamentos Salbutamol 2mg comprimido e Salbutamol 2mg/5ml xarope.
Os novos medicamentos gratuitos haviam sido anunciados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em sua visita ao Estado, no início deste mês. "Além de medicamentos para hipertensão e diabetes, os pacientes vão poder pegar remédio de graça também para asma. É uma nova ação da 'Saúde não tem Preço', da Farmácia Popular. A asma é a segunda causa de internação das crianças até seis anos, a primeira causa de doença crônica", explicou Padilha.
Outros medicamentos para asma estarão disponíveis também na rede credenciada ao programa. São eles: Salbutamol 5mg/ml, Salbutamol 100mcg/dose (inalador doseado), Brometo de ipratrópio 0,25mg/ml, Brometo de ipratrópio 0,02mg/dose (inalador doseado), Dipropionato de Beclometasona 50mcg/ dose (inalador doseado), Dipropionato de Beclometasona 200mcg/cápsula (cápsula inalante), Dipropionato de Beclometasona 200mcg/dose (inalador doseado) e Dipropionato de Beclometasona 250mcg/dose (inalador doseado).
O ministro destacou, ainda, que, após um ano da oferta gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes, houve redução nas internações. "Em 1 ano e 3 meses, aumentou em três vezes o número de pessoas que pegaram remédio para hipertensão e diabetes. E, pela primeira vez, invertemos a curva, que era de aumento de internação por diabetes".
Para ter acesso aos medicamentos, o paciente deve se dirigir à Farmácia Popular, que fica na Avenida Florentino Ávidos, nº 321, Parque Moscoso, com a receita médica e documento com foto. A farmácia funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas.