Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Feira de Mulheres Empreendedoras reforça autonomia financeira feminina durante 16 Dias de Ativismo

Publicada em | Atualizada em

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Redução das desigualdades
  • Consumo e produção responsáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Feria de mulheres empreendedoras na Prefeitura de Vitória
Feria de mulheres empreendedoras na Prefeitura de Vitória.

A sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, receberá nesta quarta (26) e quinta-feira (27), das 8h30 às 17h30, mais uma edição da Feira de Mulheres Empreendedoras, que integra a programação dos 16 Dias de Ativismo - Vitória pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A ação reforça a importância da autonomia financeira feminina, criando oportunidades reais de venda, visibilidade e fortalecimento de negócios liderados por mulheres. A iniciativa contribui diretamente para que elas não dependam exclusivamente da renda dos maridos, ampliando liberdade, segurança e protagonismo na própria história.

Para o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, a ação ganha ainda mais significado por ocorrer dentro da campanha global de ativismo. "Promover autonomia financeira é uma forma concreta de enfrentar a violência contra as mulheres. Participar dos 16 Dias de Ativismo com uma feira como esta mostra que Vitória acredita no empreendedorismo feminino como caminho de liberdade, renda e novas oportunidades", destacou.

A gerente de Proteção da Mulher da Semcid, Adelina Diniz, reforça que a iniciativa atua diretamente na construção de independência. "Cada trabalho exposto representa uma mulher que está ampliando sua capacidade de gerar renda, de fazer escolhas e de se fortalecer. Dentro dos 16 Dias de Ativismo, a feira evidencia que autonomia financeira também é uma forma de proteção e empoderamento", afirmou.

Produtos

O público poderá conferir uma variedade de produtos criativos como roupas, acessórios, perfumaria, bordados, crochê, tricô, artigos para casa, artesanato em madeira e resina, além de opções de gastronomia artesanal.

Criada em 2022 pela Coordenação de Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), a feira valoriza o talento de mulheres artesãs e empreendedoras atendidas pelos serviços da Casa do Cidadão e fortalece pequenos negócios que se tornam ferramentas de emancipação e proteção social.