Há obras que atravessam o tempo reacendendo inquietações, afetos e perguntas que insistem em permanecer. Gota d'Água, de Paulo Pontes e Chico Buarque, é uma delas. Agora, ela volta a pulsar no palco da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) em uma criação contemporânea, viva, feita pelas mãos, vozes e corpos da turma Técnico em Teatro Fernanda Torres.
Na próxima quinta, sexta e sábado (11, 12 e 13), sempre às 19h30, o auditório da Fafi receberá um exercício cênico que nasce do estudo, do treino diário e da sensibilidade coletiva. Um gesto artístico que transforma sala de aula em cena, teoria em presença, dramaturgia em carne.
Nesta adaptação inédita, o mito de Medeia atravessa as ruas, vielas e ritmos da Grande Vitória, atualizando o drama de Joana, protagonista que enfrenta o abandono de Jasão, após ele decidir se casar com a filha de Creonte, empresário dono da Vila do Meio-dia, onde todos vivem. No enredo, o machismo, a desigualdade e as feridas sociais que ainda marcam tantos cenários urbanos brasileiros.
Com a força das canções de Chico Buarque, como "Flor da Idade" e "Roda-Viva", o grupo costura poesia e narrativa musical para reforçar a dimensão crítica e afetiva da peça.
"Cada estudante contribui com sua potência criadora em um processo que envolve experimentação cênica, pesquisa de personagem, preparação vocal e corporal, e um mergulho profundo nas camadas sociais da dramaturgia", detalha a gerente da Fafi, Fátima Rodrigues Burzlaff.
A entrada é gratuita, convidando o público a mergulhar nesse território onde teatro e música se entrelaçam por cerca de 60 minutos.
Ficha técnica
A orientação artística do trabalho é de Alvarito Mendes Filho, com Priscila Reis na preparação vocal, Karla Rodrigues na preparação corporal, Saulo Ribeiro na orientação literária e Felipe Oliveira na iluminação e som.
O elenco conta com 15 estudantes, além dos atores mirins convidados Miguel Sant'ana e Valentina Nichi Campos. São eles: Alex Xandelle, Christonny Silva, Davi Tonani, Heitor Arantes, Kauã Roccunii, Laura Vitoria, Lucas Almeida, Mariana Victer, Melyssa Ribeiro, Pietro Lage, Raya Norbim, Rayo Abrahão, Renatho Sougom, Ygor Soares e Yuri Lopes.
"Este exercício cênico representa um momento essencial na formação dos nossos estudantes. Ele traduz o processo pedagógico em cena, fortalecendo o pensamento crítico, a sensibilidade artística e o compromisso com a cultura pública", finaliza Fátima.
A Fafi conta com elevador, banheiros adaptados e lugares reservados para pessoas com mobilidade reduzida. A classificação indicativa do espetáculo é de 14 anos.
Serviço Apresentação do exercício cênico "Gota d'Água" - Turma Técnico em Teatro Fernanda Torres Quando: quinta, sexta e sábado (11, 12 e 13) às 19h30 Onde: auditório da Fafi - Avenida Jerônimo Monteiro, 656 - Centro Histórico de Vitória. Informações: (27) 99905-0692 Classificação indicativa: 14 anos Entrada gratuita