Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Guarda de Vitória participa de encontro nacional de Corregedorias

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Guarda de Vitória participa de encontro nacional de Corregedorias
Encontro nacional de Corregedorias
Foto Divulgação
Guarda de Vitória participa de encontro nacional de Corregedorias
Encontro nacional de Corregedorias

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) marcou presença no Encontro Nacional de Corregedorias 2025, em Brasília, junto de representantes de diversas cidades brasileiras para discutir avanços, desafios e boas práticas no fortalecimento da integridade institucional. 

O evento, realizado na última semana, é reconhecido como um dos principais espaços de debate sobre transparência. Durante três dias, os painéis abordaram temas como   fiscalização e padronização de procedimentos disciplinares e o controle público.

A participação reforça o compromisso da Guarda de Vitória em aprimorar seus processos internos e garantir uma atuação cada vez mais ética e alinhada às diretrizes nacionais de segurança pública, como destaca Giancarlo Rocha, corregedor da Guarda de Vitória. 

"Participar deste encontro nos permite atualizar práticas, alinhar procedimentos e fortalecer uma cultura de integridade dentro da corporação. A troca com outras guardas municipais do país e demais forças de segurança amplia nossa visão e contribui diretamente para a evolução da Guarda de Vitória", ressalta o corregedor. 

Durante o encontro, foram discutidos temas essenciais para o fortalecimento das corregedorias, atualização de procedimentos investigativos, a modernização das estruturas correcionais e práticas de compliance e governança disciplinar. Também foram apresentadas novas ferramentas tecnológicas aplicadas à gestão correcional, estratégias de mediação de conflitos internos e mecanismos de responsabilização administrativa.

A comandante da Guarda Civil Municipal de Vitória, Dayse Barbosa, reforçou o impacto positivo da participação da corporação em espaços de discussão nacional. "Estar entre as corregedorias do Brasil significa amadurecer nossa atuação e garantir processos cada vez mais justos, modernos e eficientes. Esse tipo de troca eleva o nível da instituição e se reflete na qualidade do serviço prestado à população."

A presença da Guarda de Vitória no encontro evidencia o processo contínuo de aperfeiçoamento pelo qual a corporação vem passando, com investimentos em qualificação, atualização de protocolos e fortalecimento da estrutura correcional.