Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Inovação na gestão de resíduos: Vitória trerá unidade de transbordo mais moderna do Brasil

Publicada em | Atualizada em

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


  • Saúde e bem-estar

Marcos Salles
Assinatura Ordem Seviço Unidade Transbordo Resistência

A capital capixaba deu mais um passo decisivo rumo ao futuro da gestão de resíduos sólidos. Na manhã desta terça-feira (09), o prefeito Lorenzo Pazolini assinou a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras da unidade de transbordo mais moderna do Brasil: o novo Centro de Transbordo e Triagem de Resistência, que será .

O investimento será de R$ 50,3 milhões, com prazo de execução de 24 meses. O aporte histórico, com recursos próprios, marca uma nova era da limpeza urbana e gestão de resíduos na capital capixaba e faz parte do Plano Vitória 2030, iniciativa estratégica que define os caminhos para uma cidade mais sustentável, inclusiva, inovadora e conectada, lançada no último dia 19 de novembro.

A cerimônia de assinatura ocorreu na sede da Central de Serviços e reuniu secretários, servidores, lideranças comunitárias e moradores, marcando um momento simbólico para o bairro Resistência e toda a região da Grande São Pedro.

O próximo passo de uma gestão de resíduos exemplar

Com tecnologia de ponta e estrutura inédita no país, o novo Centro vai modernizar completamente a área de transbordo e tratamento de resíduos da capital, cujos serviços já são reconhecidos como referência nacional. O equipamento será responsável por receber os materiais coletados na cidade, transferi-los para caminhões de maior capacidade e encaminhá-los, de forma eficiente e ambientalmente correta, para os destinos adequados.

As obras contemplam a reforma e ampliação de galpões, construção de novas instalações operacionais e implantação de sistemas avançados de triagem. O espaço de intervenção compreende mais de 4 mil m², onde hoje funciona a Unidade de Transbordo do bairro Resistência.

Tecnologia, eficiência e sustentabilidade

Entre as inovações previstas no projeto está a construção de um fosso com capacidade superior a 1,5 mil metros cúbicos, onde os resíduos serão despejados pelos caminhões compactadores. A partir dali, eles seguirão por esteiras até equipamentos automatizados, que permitirão separar materiais secos e úmidos e direcionar cada resíduo ao seu fluxo correto.

  •  Materiais secos (recicláveis): seguirão para um galpão de seleção e valorização.
  • Frações úmidas (lixo orgânico): são encaminhadas ao aterro sanitário.

A unidade também contará com sistemas de pressurização e ambientação, que reduzem odores e melhoram a operação interna, além de um cinturão verde ao redor de todo o complexo, que funciona como barreira natural para ruídos e partículas, preservando o bem-estar da vizinhança.

Marcos Salles
Assinatura, Ordem, Resistência, Serviço, Transbordo, Unidade

Educação e cultura da reciclagem

Um dos destaques do projeto é o Museu da Reciclagem, que ocupará espaço exclusivo dentro do Centro. A proposta é aproximar a população, especialmente estudantes, do universo e dos bastidores da gestão de resíduos, incentivando o consumo consciente e a adoção de práticas ambientais responsáveis.

"Será um espaço interativo, informativo e voltado à educação ambiental, fortalecendo a cultura da sustentabilidade em Vitória", explica o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, um dos entusiastas do projeto.

Durante a assinatura, Formigão enfatizou a dimensão do investimento e seu impacto direto na vida das famílias da região.

"Esse projeto é fruto das melhores referências nacionais e internacionais. Visitamos estados e países como Itália, Alemanha e Portugal para absorver o que há de mais eficiente. O novo Centro de Transbordo será um divisor de águas, mudando a percepção sobre o tratamento de resíduos e elevando a qualidade de vida de quem mora em Resistência e na Grande São Pedro", revela.

Mais moderno do país

O prefeito Lorenzo Pazolini reforçou o caráter histórico da obra. "Estamos iniciando o que será o Centro de Transbordo e Triagem mais moderno do Brasil. É um compromisso da gestão unir sustentabilidade, dignidade humana e justiça social. Este é o maior investimento da história do bairro Resistência, e marca uma nova fase para a cidade de Vitória e o estado do Espírito Santo", celebrou Lorenzo.

Para a comunidade, o anúncio representa muito mais do que infraestrutura, significa reconhecimento e avanço. O morador João Batista, emocionado, resumiu esse sentimento. "Essa obra muda a história do nosso bairro. É gratificante ver a nossa região receber equipamentos modernos e ações que realmente melhoram a vida das famílias e da cidade".

O secretário de Obras, Gustavo Perim, destacou o envolvimento da população. "É uma obra com recursos próprios e construída junto com a comunidade. O novo Centro integra um pacote de melhorias da capital que inclui a nova orla, praças e outros equipamentos já entregues na região".

Inovação e cuidado humano

A assinatura da Ordem de Serviço simboliza um movimento inovador e promissor, que é trazer para Vitória o que há de mais moderno no mundo quando o assunto é manejo de resíduos e sustentabilidade urbana.

"Quando inaugurado, o novo Centro de Transbordo e Triagem de Resistência não será apenas um equipamento, será uma referência nacional em inovação, eficiência e cuidado com as pessoas", concluiu o secretário Leonardo Amorim.