Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Janeiro Roxo: saiba mais sobre o combate e prevenção à Hanseníase

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Thyago Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Imagem divulgação
Hanseníase

Dentre as campanhas de saúde que acontecem no mês de janeiro está o Janeiro Roxo, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o combate à hanseníase, destacando informações importantes que possam levar ao diagnóstico precoce, além de combater os preconceitos que ainda associados a ela. 

A hanseníase é uma doença infecciosa e crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos, gerando manchas (esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas) com alteração ou perda na sensibilidade (térmica, dolorosa ou tátil). Caso não seja tratada de forma adequada, pode provocar incapacidades físicas.

Em Vitória, o tratamento é gratuito e está disponível através do Sistema Único de Saúde (SUS). O município possui um Serviço de Referência em Hanseníase, localizado na Unidade de Saúde de Andorinhas, onde é realizado o diagnóstico e o tratamento. A qualquer sinal da doença, recomenda-se procurar, o mais rápido possível, a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para diagnóstico e tratamento.

Transmissão

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão da hanseníase ocorre quando uma pessoa está com a bactéria, porém não faz nenhum tratamento, eliminando o microrganismo no ar, por meio da fala, tosse ou espirro. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria para ficar infectado, e por isso apenas uma pequena parcela da população contaminada realmente adoece.

Sintomas

O tempo em que os sinais ou sintomas se manifestam desde a infecção, dura em média 5 anos. Assim que os sinais aparecem, desenvolvem-se lentamente. Alguns dos sintomas são:

- Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade térmica (frio e calor), tátil (ao tato) e à dor.
- Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e pernas;
- Diminuição da sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés, devido a inflamação de nervos;
- Edemas ou nódulos na face/orelhas.

Diagnóstico

O diagnóstico precoce da hanseníase traz muitos benefícios, como impedir o desenvolvimento de lesões na pele de forma disseminada e mais graves, o aparecimento ou a piora de incapacidades físicas, e também permite a quebra da cadeia de transmissão da doença.

A referência Técnica da Vigilância Epidemiológica, Lucienne Venturim Caldas, destaca a importância da campanha e o cuidado que se deve tomar ao perceber os sintomas. "O Brasil é o segundo país no mundo em número de casos de hanseníase e precisamos estar atentos aos sinais e sintomas da doença, que muitas vezes passam despercebidos. O diagnóstico precoce é o caminho para a eliminação da doença, que é um importante problema de saúde pública em todo o país."