Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Jardim Camburi é campeão em implantação da Calçada Cidadã

Publicada em

Por Danielly Campos, com edição de Rafael da Silva Paes Henriques


Samira Gasparini
Calçada cidadã
Por lei, todas as novas edificações da cidade já precisam ser feitas com a calçada cidadã.

Mais de 1800 calçadas cidadãs foram iniciadas em Vitória em 2009. O bairro campeão em ação de cidadania para garantir o deslocamento seguro dos pedestres é Jardim Camburi. Por iniciativa própria e sem qualquer tipo de notificação da prefeitura, cerca de 70 moradores construíram a calçada.

Em toda a cidade, o número de pessoas que fizeram a calçada cidadã por conta própria foi de 290. O aumento foi de 249% em relação a 2008, no qual 83 contribuintes solicitaram ajuda técnica da prefeitura para executar a obra. A iniciativa reflete o resultado do trabalho de conscientização que a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade desenvolve desde 2006.

Por lei, todas as novas edificações da cidade já precisam ser feitas com a calçada cidadã. Em 2009, foram 134 novas construções.

Além disso, a Secretaria exige que em pequenas ou grandes reformas, o proprietário do imóvel também execute a calçada. No ano passado, 821 alvarás de autorização foram emitidos. Em 2008, foram 798 alvarás.

A equipe de fiscalização da Sedec notificou 632 donos de imóveis para que reformassem as calçadas com problemas. Os bairros com mais registros de intimações são Jardim Camburi e Jardim da Penha. Em 2008, 214 pessoas foram abordadas pelos fiscais, que exigiram providências em relação à calçada.

O que é calçada cidadã

É um grande projeto de acessibilidade para os pedestres, sobretudo voltado para atender às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida (gestantes, idosos, cadeirantes, entre outros). Ele prevê a padronização das calçadas para dar segurança, conforto e autonomia na mobilidade para garantir o direito de ir e vir.

O conceito da calçada cidadã prevê uma faixa de percurso seguro, ou seja, plana, sem degraus, sem obstáculos e não escorregadia, e a de serviço, no qual se concentra todo o mobiliário urbano (árvores, postes, orelhões, etc...). Ela é marcada com piso podotátil, diferenciado para identificar área não segura para caminhar, principalmente para os portadores de deficiência visual.

Samira Gasparini
Cosntrução de calçada cidadã
Em toda a cidade, o número de pessoas que fizeram a calçada cidadã por conta própria no ano passado foi 249% maior que o de 2008.

Serviço

O proprietário de imóvel que quiser fazer a calçada cidadã deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) para comunicar a intenção da obra. Um técnico da prefeitura vai até o local da obra e faz uma consultoria gratuita ao morador para que faça a calçada conforme determina a lei.

Ranking de bairros onde os moradores implantaram a calçada por conta própria

1) Jardim Camburi: 68
2) Jardim da Penha: 42
3) Praia do Canto: 23
4) Bento Ferreira: 19
5) Mata da Praia: 15
6) Santa Lúcia: 12
7) Bairro de Lourdes: 12
8) Enseada do Suá: 10
9) Bairro República: 9
10) Consolação: 8

 

Ranking de intimações por bairro

1) Jardim Camburi: 208
2) Mata da Praia: 81
3) Bairro República:47
4) Praia do Canto: 33
5) Bento Ferreira: 33
6) Barro Vermelho: 23
7) Ilha de Santa Maria: 20
8) Monte Belo: 20
9) Centro: 19
10) Jardim da Penha: 13