Alegoria da Indústria, na praça João Clímaco, foi contemplada com trabalho de restauração e limpeza
Divulgação Semc
Responsável pelo trabalho de restauração foi o artista plástico e escultor catarinense Rafael João Rodrigues
Monumentos históricos e artísticos em mármore carrara localizados no Centro de Vitória receberam trabalho de restauro e reposição de partes. São eles: "Alegoria da Indústria", na praça João Clímaco; "Menino com Delfim", "Menina com Delfim", "Alegoria de Primavera", "Alegoria de Verão", "Alegoria de Outono" e "Alegoria de Inverno", na escadaria Bárbara Lindenberg.
O serviço de restauro dos monumentos foi executado com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.
Também foi feito o trabalho de limpeza dos monumentos, que integram o acervo de Esculturas Urbanas da Cidade de Vitória. Ao final, todas as esculturas receberam cera de proteção.
O responsável pelo trabalho de restauração foi o artista plástico e escultor catarinense Rafael João Rodrigues, 60 anos, que tem mais de 30 anos de profissão e já atuou no restauro do Palácio Anchieta.
"Trabalhei, junto com um auxiliar, durante 25 dias, cerca de 10 horas por dia, para devolver à população capixaba esses importantes monumentos restaurados. Vitória tem um rico acervo histórico e isso tem que ser motivo de orgulho para todos os moradores", disse.
"Restaurar os monumentos do município é respeitar o patrimônio e a história de quem habita esse espaço. A obrigação do poder público, e também a do cidadão em geral, é estabelecer um vínculo eterno com aquilo que nos orienta e nos identifica. E os monumentos fazem parte desse processo", disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.