Durante a operação Moto Legal da noite de quarta-feira (14), no bairro Santa Tereza, foram abordadas 41 motocicletas. Duas delas foram removidas e registradas 57 notificações por infrações diversas. (ampliar)
Uma motocicleta foi flagrada com nove irregularidades pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na noite da última quarta-feira (14), durante uma ação de fiscalização. As chamadas "Operações Moto Legal" fazem parte do roteiro de blitz e abordagens a motocicletas e ciclomotores.
Por volta das 22h, o barulho alto e irregular vindo da motocicleta chamou a atenção dos guardas municipais que logo descobriram uma série de infrações."Além da descarga livre do veículo, também havia mau estado de conservação. Ao exigirmos os documentos do condutor, descobrimos que ele não possuía sequer carteira de habilitação", detalhou o Inspetor Davel.
Mesmo sem habilitação, o condutor foi liberado pois não possuía pendências com a Justiça. Sobre o veículo não se pode dizer o mesmo. Os guardas descobriram que a motocicleta possuía quase R$5mil em débitos. Ao todo, foram nove multas e o veículo ainda foi removido.
Confira as nove infrações encontradas:
licenciamento vencido;
condutor sem CNH;
entregar veículo automotor para condutor não habilitado;
condutor sem calçado que se firme aos pés;
descarga livre;
sistema de iluminação inoperante (lâmpada queimada);
veículo em mau estado;
ausência de equipamento obrigatório;
veículo com placa em desacordo com o exigido pela legislação.
Moto Legal
Durante a operação Moto Legal da noite de quarta-feira (14), no bairro Santa Tereza, foram abordadas 41 motocicletas. Duas delas foram removidas e registradas 57 notificações por infrações diversas.
Em 2025, foram 77 blitz exclusivas para motocicletas. São iniciativas que colaboram com a segurança de todos os envolvidos no trânsito, como destaca Charles De Marchi, coordenador do Grupamento Tático Operacional (GTO) da Guarda de Vitória.
"As motocicletas são veículos mais frágeis em colisões, deixando o condutor exposto a lesões graves. Fiscalizar é essencial não apenas para coibir irregularidades, mas também para educar e estimular comportamentos mais responsáveis no trânsito. Nosso objetivo é proteger vidas e garantir segurança para todos os usuários das vias", destacou.
O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, também descreve a importância da intensificação das fiscalizações para reduzir acidentes na cidade.
"Vitória já registrou 30% de redução no número de mortes no trânsito em 2025, reflexo de um trabalho que une fiscalização, educação e tecnologia. Operações como a Moto Legal reforçam o compromisso da cidade com um trânsito mais humano e seguro, especialmente para motociclistas, que fazem parte do grupo mais vulnerável nas ruas", afirmou.