Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Motoqueiros embriagados fogem de blitz mas acabam detidos pela Guarda de Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Trânsito seguro: Guarda de Vitória faz blitze de motos para combater ‘grau’ e uso de descarga livre

Dois motociclistas foram detidos após tentarem escapar de uma blitz da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na noite desta quinta-feira (20), na Ilha do Frade. Os condutores fizeram o teste do bafômetro, que deu positivo para ingestão de álcool.

O ponto de fiscalização estava montado na Avenida Desembargador Alfredo Cabral, no acesso à Ilha do Frade. "Os indivíduos estavam a caminho do interior do bairro, mas ao perceberem as nossas equipes no local, passaram por cima da faixa elevada de pedestres e seguiram sentido Praça dos Namorados. Logo, nossas equipes prosseguiram em acompanhamento", descreveu o guarda municipal Caloffi.

Dois motociclistas da Guarda de Vitória prosseguiram no acompanhamento à dupla. Um deles, de 26 anos, estava em uma moto Honda CG, se negou a atender a ordem de parada dos guardas municipais e acabou colidindo em um carro, em frente ao Iate Clube. Ele realizou o teste de bafômetro, que apontou 0.67mg/l de álcool por litro de ar alveolar. Além disso, não possuía carteira de habilitação.

Ao todo, foram seis autuações pelas seguintes infrações:

- para o condutor: embriaguez ao volante, não possuir carteira de habilitação, desobediência de agente da lei e dirigir ameaçando a integridade de pedestres.
- para o proprietário do veículo: licenciamento atrasado e permitir que uma pessoa sem CNH assumisse a direção.

O detido já possuía passagens por tráfico de drogas e motim em presídio.

O outro motociclista, 24 anos, estava em uma moto modelo XRE e foi alcançado na Avenida Norte-Sul, em Jardim Camburi, depois de bater na traseira de um caminhão. "Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro, porém, apresentava sinais evidentes de embriaguez. Por isso, foi lavrado o auto de constatação de embriaguez", descreveu Caloffi.

O segundo condutor foi notificado sete vezes: por embriaguez ao volante, desobediência, utilizar veículo sem retrovisor, alterar sistema de iluminação, mau estado de conservação do veículo, dirigir gerando ameaça à integridade de pedestres e avanço de semáforo. Ele também já esteve preso por roubo, receptação e lesão corporal.

A dupla foi levada para a Delegacia Regional de Vitória e apresentada à autoridade competente.

Fiscalização

Na noite desta quinta-feira (20), foram realizados mais de 408 testes de embriaguez durante a blitz realizada na Ilha do Frade. Cinco veículos foram removidos e mais de 109 infrações notificadas. As blitze da Guarda de Vitória são realizadas frequentemente para evitar que condutores infratores circulem pela capital oferecendo risco para demais condutores e pedestres. Somente este ano, foram mais de 170 pontos de fiscalizações.

Em 2025, Vitória conquistou uma queda de 33% das mortes no trânsito. Para o gerente de Trânsito da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu, o número ainda não é o ideal. "Fiscalizar é essencial não apenas para coibir irregularidades, mas também para educar e estimular comportamentos mais responsáveis no trânsito. Nosso objetivo é proteger vidas, garantindo segurança para todos os usuários das vias", destacou.