Um motorista, de 41 anos, foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória GCMV) depois de se envolver em um acidente de carro, na madrugada desta segunda-feira (05), em Jucutuquara. Ele apresentava sinais de embriaguez e colidiu com o veículo em um poste.
A equipe da Guarda de Vitória realizava patrulhamento preventivo por volta de 2 horas quando se deparou com a cena do acidente. "O veículo, modelo prisma, havia atingido um poste de iluminação pública na Avenida Vitória. O condutor deixou o veículo e não quis receber o atendimento médico. No entanto, ao ser oferecido o etilômetro para verificar a ingestão ou não de álcool, ele se recusou", descreveu o guarda municipal Vasconcelos.
Segundo os guardas municipais, o motorista apresentava sinais de embriaguez como desequilíbrio, olhos avermelhados, agressividade, odor etílico e vestes em desordem. Foi confeccionado o termo de constatação de embriaguez, o que configura crime, sendo o motorista encaminhado ao Departamento de Polícia Judiciária de Vitória. Ele já possui passagens na Justiça por roubo e por uso de entorpecentes.
O veículo foi removido para o pátio autorizado pelo Detran. O caso ficou a critério da Polícia Judiciária.
Acidentes no trânsito
Ao longo do último ano, a Guarda Civil Municipal de Vitória intensificou o trabalho no trânsito, com blitze regulares em pontos estratégicos, operações temáticas, ações educativas e o uso de tecnologia para monitoramento das vias.
As iniciativas tiveram como foco principal coibir comportamentos de risco, retirar de circulação veículos e condutores irregulares e promover uma mudança de atitude no trânsito, resultando na redução expressiva de 30% nas mortes no trânsito na Capital.
Em 2025, 33 pessoas perderam a vida em acidentes no trânsito. Em 2024 foram 47 mortes. Para o gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu, a redução da letalidade é reflexo direto de um trabalho contínuo e integrado.
"O trânsito é um espaço coletivo, onde cada escolha faz diferença. Quando reforçamos a fiscalização e, ao mesmo tempo, investimos em orientação e educação, conseguimos reduzir comportamentos perigosos e salvar vidas. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, mas o desafio é permanente", destacou.
Em 2026, a Guarda de Vitória recebeu um reforço de mais 102 novos guardas municipais que darão continuidade a essas ações no trânsito. "Um trânsito mais seguro se constrói com responsabilidade compartilhada. Cada cidadão que respeita as regras contribui para uma cidade mais humana, com menos acidentes e menos perdas irreparáveis", concluiu Paraguassu.