Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Mucane recebe exposição coletiva que integra III Circuito artES

Publicada em

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Circuito ArTES
Obra de Zuilton está exposta no III Circuito artES
Divulgação Semc
Circuito ArTES
Mariana Barros: painéis cerâmicos com elementos da natureza

Um olhar diverso sobre as culturas negra e indígena. Essa é a proposta da mostra coletiva "Abordagens Afro-Ameríndias", que reúne os artistas Acélio Rubens, Luiz Henrique, Mariana Barroso e Zuilton Ferreira, em cartaz no Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) e que integra o III Circuito artES.

A mostra apresenta um panorama de obras de temáticas diferenciadas, no qual cada artista especifica seu olhar plástico e sentimento sobre a questão abordada. A diversidade cultural é apresentada por meio de esculturas, pinturas e fotografias.

Dessa forma, a mostra contribui para a formação de consciência sobre os valores culturais de cada uma das culturas e aumenta a autoestima e o desenvolvimento do humanismo.

Saiba mais sobre os artistas

Acélio Rubens
Artista autodidata, Acélio Rubens é natural de Morada Nova, no Ceará, mas reside em Vitoria desde 1976. Os materiais e técnicas que utiliza são diversificados, como pinturas (tela, papel, madeira e parede) e esculturas (cerâmica, madeira, pedra, papel e papel machê), com temas figurativos, abordando a religiosidade e culturas regionais.

Luiz Henrique
Luiz Henrique é capixaba e autodidata, tendo participado de vários movimentos artísticos na região do Vale do Aço. Estudou no MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro) por dois anos. Na Europa, morou em Hamburgo, na Alemanha, onde fez cursos livres na Universidade de Belas Artes e realizou sua primeira exposição individual internacional na Galeria La Latina.

Como um nômade, em 1984, foi morar no Burundi, na África, visitando vários países e estudando a arte dos Masais e as cores do batik. De volta a Vitória, participou de várias mostras e ilustrou livros. Nas suas telas, o artista busca os cenários cotidianos e culturais do Brasil, principalmente onde se manifesta a gente humilde e trabalhadora.

Zuilton Ferreira
Zuilton Ferreira é artista plástico e escultor. Sergipano radicado no Espírito Santo desde 1980, detém em seu trabalho a conformação de elementos que se entrelaçam em vertentes múltiplas, sempre em busca de um processo autoral. As obras que serão apresentadas no evento são fotografias e desenhos.

Nas fotografias, o artista lança um olhar sensível sobre o seu entorno, capturando fragmentos do mundo que roubam sua atenção. As obras resultam de focos imagéticos obtidos por meio de instalações montadas para essa finalidade.

Mariana Barros
Mariana Barros desenvolve as suas impulsões na arte cerâmica. Sua formação acadêmica é constantemente mesclada por uma atuação espontânea, que surge de sua personalidade de cunho independente. Une a esses envolvimentos vigorosos procedimentos éticos de sustentabilidade e humanismo.

Sua atuação como ceramista é bastante densa, onde seu processo criativo se expande em concepções artísticas, traduzidas por meio de volumetrias, em obras únicas, agregadoras de elementos analíticos.

Na mostra no Mucane, apresenta obras de painéis com cerâmica buscando dialogar com o mês comemorativo da consciência negra e a cultura do Espírito Santo. 

Circuito artES

O Circuito ArtES, um produto do Instituto Arte e Design do Espírito Santo (IADES), está em sua terceira edição, visando à promoção e à divulgação da produção artística e cultural no Espírito Santo, dando visibilidade aos artistas visuais e designers do Estado.

Neste ano, a proposta é promover e mapear mais de 50 ateliês e galerias e 17 espaços culturais de sete municípios no Estado. O Circuito ArtES ocorre de 25 de outubro a 26 de novembro.

Serviço
Exposição "Abordagens Afro-Ameríndias"
Quando: até 21 de novembro. Visitação: De terça a sexta, das 12 às 19 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica Pas" – Mucane – avenida República, 121, Centro
Aberto ao público
Divulgação Semc
Circuito ArTES
Luiz Henrique: pintura acrílica sobre tela
Divulgação Semc
Circuito ArTES
Acélio: escultura "Sonho de Guerreiro"