Publicada em 07/03/2013, às 14h16 | Atualizada em 07/03/2013, às 14h16
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Sabrícia Gonçalves
Beleza e autoestima para as idosas do Centro de Convivência de Maria Ortiz


Massagem nos pés, limpeza de pele, maquiagem profissional e produção de fotos, tudo em um só lugar. Não estamos falando de um salão de beleza moderno. Essas atividades estão sendo realizadas no Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Maria Ortiz nestas quinta (7) e sexta-feiras (8), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Vários espaços foram adaptados para embelezar as senhoras que frequentam o Centro de Convivência. O objetivo era proporcionar às mulheres da comunidade um tratamento de beleza personalizado e acessível a todas. "Esse momento de cuidado é importante para a valorização da autoestima delas. E sabemos que muitas mulheres da nossa comunidade não têm tempo ou condições financeiras para ir ao salão com frequência", explica a coordenadora do CCTI de Maria Ortiz, Maria da Penha Norbim.
Dona Valquiria Maria Rosário,62 anos, mãe de cinco filhos, não perdeu a chance de caprichar no visual. "O dia está sendo maravilhoso! É muito difícil ir ao salão, pois é caro. Mas hoje estou tendo o meu verdadeiro dia da mulher", afirma.
Estúdio fotográfico
Uma parte do salão de festas do CCTI se transformou em um estúdio fotográfico adaptado, onde as mulheres podiam se produzir utilizando várias roupas e acessórios que o professor de Artes Cênicas Ronaldo Ferreira Santos disponibilizou para a ocasião. "Em quem você quer se transformar?", perguntava ele, antes de fazer a produção nas participantes do evento.
Com novas roupas e diversos acessórios, as idosas eram fotografadas por um professor do Centro de Convivência e, em seguida, recebiam as fotos em um CD para levarem de recordação. "Sabemos que essas fotos são mostradas para os amigos, para a família. As fotos são sempre um sucesso. E essa é a oportunidade de elas realizarem seus sonhos, se transformando nas personagens que quiserem", explica Ronaldo.
Transformada em japonesa, dona Geodyr Maria de Carvalho, 79 anos, conta que não falta a nenhum evento do CCTI desde que passou a frequentar o local, há oito anos. "Isso é uma beleza! Gostei imensamente desse ensaio fotográfico, foram muito criativos. Aqui a gente se solta!", comenta.
Matérias relacionadas
Idosos celebram aniversário do Centro de Convivência do Centro com danças e bolo
Roda de conversa dá início às comemorações do Dia da Mulher no CCTI do Centro

