Atentos à situação da organização financeira de famílias acompanhadas pelos serviços socioassistenciais de Vitória, o Centro de Referência de Assistência Social - Território Centro promove a oficina: Educação Financeira e Fortalecimento de Autonomia, voltada para as famílias acompanhadas pelo serviço.
A coordenadora do espaço Danielli da Silva Lima, contou que a realidade das famílias é marcada por recursos significativamente limitados, impondo sérios desafios no processo de gerenciar as despesas domésticas e conseguir concretizar objetivos variados. A renda familiar dessa população gira em torno de R$ 600,00 a R$ 1.518,00 (um salario mínimo) sendo em sua maioria proveniente de Benefícios de Transferência de Renda, como o Bolsa Família e o Beneficio de Prestação Continuada (BPC).
"A necessidade de uma organização financeira sustentável evidencia-se ainda mais entre essas famílias, além de se relacionar diretamente a perspectiva da garantia de direitos, considerando que através da educação financeira elas podem encontrar meios para fortalecer sua condição autônoma", justificou a coordenadora. Danielli informou que já foram realizados dois encontros e vai acontecer mais um na primeira quinzena de janeiro de 2026.
A gerente de Atenção à Família da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), Juliana Moura, ressalta a importância em se abordar este tema essencial para todas as famílias. "É nossa busca constante em encontrar meios de promover ações que contemplem esta temática. A oferta desta oficina às famílias assistidas pela nossa assistência social é mais uma forma de contribuir com o desenvolvimento social e garantia do direito social das famílias", complementou.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, enfatizou que o objetivo das oficinas é fornecer informações, conteúdos e ferramentas para auxiliar, principalmente, as mulheres na gestão do orçamento familiar, para que possam tomar decisões financeiras com mais autonomia.