Na tarde desta sexta-feira (14), foi realizada a segunda edição do projeto Papo com Atleta, uma extensão do Plano Atleta, que incentiva a prática de esportes na capital. Cerca de 80 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Edna Mattos Siqueira Gaudio tiveram um momento de conversa com os atletas de Vitória.
O Papo com Atleta é uma troca: o projeto levará, mensalmente, esportistas medalhistas contemplados pelo Bolsa Atleta até os alunos de diversas escolas da capital. Por meio de uma roda de conversa, os atletas poderão compartilhar suas histórias com o esporte e incentivar os alunos a praticarem esportes e acreditarem em seu potencial.
O secretário de Esportes e Lazer de Vitória, Rodrigo Ronchi, falou sobre a entrega. "Realmente atingimos nossa expectativa de muita interação entre nossos Bolsistas e os alunos da rede municipal. Uma troca riquíssima de experiência teórica e prática, que se presta a ser um incentivo a mais para que novos talentos apareçam e o bom caminho do Esporte seja uma realidade".
"Agradeço muito a oportunidade de fazer parte desse projeto, que é um investimento nas nossas crianças. A iniciativa tem como objetivo aproximar os estudantes dos esportes, incentivando a prática de atividades físicas e esportivas em caráter competitivo", diz a idealizadora do projeto, Fabiane Petrilho.
Esporte que transforma
A roda de conversa foi um momento em que as crianças tiraram suas dúvidas sobre como ingressar e persistir no esporte, um espaço de troca entre olhares curiosos e esperançosos dos alunos e a experiência dos atletas.
Marcos Vinícius falou abertamente sobre suas dificuldades no esporte, incentivando as crianças a perseverarem. "Meu maior desafio foi ter começado muito tarde no esporte. Todos os treinos são intensos e um novo desafio. Não tive como passar pela base de aprendizagem, mas continuei perseverando e tentando meu melhor todos os dias".
A tarde foi repleta de momentos especialmente planejados para os alunos, que ganharam diversos itens esportivos através de sorteios e que puderam conhecer e praticar de perto os esportes com o representante de cada modalidade.
Ana Beatriz falou sobre a importância dos estudos no processo. "Percebi que conseguia conciliar esportes com escola durante os jogos escolares. Desde que comecei, procurei montar rotinas que me permitissem estudar, treinar e nunca deixar meus estudos de lado."