Publicada em 09/11/2010, às 15h45
Por Vitor Lopes, com edição de Deyvison Longui
Peça "Bartleby" em cartaz neste final de semana na Fafi com entrada franca

Com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a premiada peça “Bartleby”, do Núcleo Caixa Preta da Cooperativa Paulista de Teatro, será apresentada desta quinta-feira (11) a domingo (14), na Escola de Teatro, Dança e Música Fafi, em Vitória.
A montagem ganhou este ano o concorrido Prêmio Maria Muniz, além de receber duas indicações ao Prêmio Shell. A peça “Bartleby” é uma visão do conto clássico homônimo do escritor americano Herman Melville (autor de “Moby Dick”).
A adaptação foi feita José Sanchis Sinisterra, um dos maiores expoentes da dramaturgia espanhola contemporânea. A direção é de Joaquim Goulart e Daniela Carmona e produção de Cácia Goulart. O elenco conta com os atores Cacá Goulart e Rodrigo Gaion.
Escrito em 1853, o conto de Melville traça uma irônica análise da natureza humana. Personagem enigmático, Bartleby é um jovem escriturário judicial representante da rotina burocrática e cartorial do mundo do trabalho.
Bartleby é um homem que não tem particularidade nenhuma: um homem qualquer, sem essência, que se recusa a fixar-se em alguma personalidade estável. É um homem das grandes cidades, da impessoalidade e que, no entanto, pretende descobrir uma moral nova para um novo homem, ainda que no nada de sua existência.
Com duas indicações ao Prêmio Shell 2008 São Paulo (Melhor Atriz para Cácia Goulart e Melhor Cenário para André Cortez), Bartleby estreou, em 2008, no Teatro de Câmara da Unidade provisória do Sesc Avenida Paulista, onde cumpriu duas temporadas de sucesso de crítica e público. “Bartleby” também apresentou temporada em São Paulo, no teatro Imprensa, sala vitrine cultural, e Complexo Funarte e, em Curitiba, no Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal.
Serviço
Peça “Bartleby”, do Núcleo Caixa Preta da Cooperativa Paulista de Teatro
Quando: De quinta (11) a domingo (14)
Onde: Escola de Teatro, Dança e Música Fafi, avenida Jerônimo Monteiro, 636, Centro, Vitória
Horários: Quinta, sexta e sábado às 20h. No domingo é às 19h
Ingressos: Entrada franca. Retirar com 1 hora de antecedência na bilheteria do teatro
Classificação etária: 14 anos
Informações: 3381-6920 e 3381-6923