Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Prefeitura de Vitória cede áreas ao Ifes para implantação da Cidade da Inovação

Publicada em

Por Julya Feitoza (jfcarvalhoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Duarte
Prefeitura de Vitória cede áreas ao Ifes para implantação da Cidade da Inovação
Assinatura do Contrato de Cessão de Uso Gratuito entre a PMV e o Ifes.

A parceria e o diálogo entre a Prefeitura de Vitória e entidades que promovem o desenvolvimento e a qualificação profissional no Estado resultaram em mais uma importante conquista para a capital. Na tarde desta segunda-feira (3), foi firmado um termo de cessão de uso gratuito de duas áreas do município para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

As áreas abrangem ruas projetadas do Loteamento Sítio Queiroz, na Rua Comissário Octávio Queiroz, em Jardim da Penha, e medem 2.600,06 m² e 1.800,34 m². A cessão, com vigência de 120 meses, visa viabilizar a implantação do Parque Tecnológico Cidade da Inovação. Sendo assim, o Ifes poderá realizar na área benfeitorias e adaptações necessárias à instalação dos serviços.

Em cerimônia realizada no Salão Nobre, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, assinou o termo e destacou que o empreendimento dá um importante passo para o desenvolvimento tecnológico e científico do Estado. "Vitória se prepara para abrigar um dos maiores polos de inovação do Espírito Santo, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o futuro da educação, da ciência e do desenvolvimento econômico sustentável", afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho da capital, Luciano Forrechi, ressalta o papel da integração entre os órgãos públicos e educacionais. "A interação entre o município, o Ifes e a SPU é fundamental para o avanço desse projeto. A partir dessa cessão, a Cidade da Inovação terá condições de consolidar as bases para o desenvolvimento da ciência e da pesquisa no Espírito Santo", destacou.

O reitor do Ifes, Jadir José Pela, destacou a relevância do projeto para o Espírito Santo. "Esse galpão será utilizado como uma plataforma da chamada Cidade da Inovação, incluindo o parque tecnológico. É uma estrutura importante para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia não só em Vitória, mas para todo o Estado e o Brasil. O objetivo é conectar e desenvolver cultura de inovação, talentos, ideias e recursos para gerar soluções inovadoras que transformem positivamente a sociedade e a economia".

O pró-reitor de Extensão, Anderson Bozzetti, também expressou entusiasmo com a parceria. "Esse processo fortalece o vínculo entre o Ifes, a Prefeitura e toda a comunidade de inovação de Vitória. É um passo significativo para o fortalecimento da educação, da pesquisa e da tecnologia no Estado", afirmou.