Projeto dos professores Zacarias e Gean na EMEF Eunice Pereira vence Prêmio Conhecer Steam 2025.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira, que fica no bairro Tabuazeiro, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Conhecer STEAM 2025, que reconhece e incentiva iniciativas inovadoras de educação nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) em escolas públicas do Espírito Santo. A solenidade de premiação aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), na sede da Rede Tribuna, organizadora da competição, em Vitória.
Concorrendo com cerca de 100 escolas públicas de todo o Estado, a Emef TI Eunice Pereira Silveira destacou-se pela criatividade, pelo protagonismo estudantil e pelo impacto pedagógico do projeto, que promove a aprendizagem ativa e interdisciplinar. Além do troféu, a equipe vencedora recebeu uma premiação no valor de R$ 5 mil.
O projeto vencedor, intitulado "Iniciação Maker: a utilização de ferramentas e tecnologias maker para o resgate histórico sociocultural da comunidade de Tabuazeiro", foi desenvolvido pelos professores Zacarias Lima e Gean Clarindo, com os estudantes da unidade. A proposta alia o uso de tecnologias e práticas do movimento maker à valorização da história, da memória e da identidade sociocultural da comunidade local.
Os professores falaram orgulhosos sobre a conquista. "Esse prêmio é de todos da Emef Eunice: desde os porteiros, servidores do administrativo, limpeza, merendeiras, toda a equipe pedagógica e, claro, os nossos estudantes que se dedicam inteiramente com as práticas de tecnologia e inovação", contou o professor Zacarias. "Toda minha formação foi feita na escola pública e atuar na rede municipal podendo retribuir, ajudando no desenvolvimento desses jovens é muito gratificante", destacou o professor Gean.
Tecnologia e inovação
O trabalho realizado com os estudantes do Eunice Pereira Silveira conta com a infraestrutura da Sala Maker, um espaço onde os jovens têm contato direto com ferramentas de tecnologia e inovação para o desenvolvimento prático de ideias e projetos pensados dentro da escola. Impressoras 3D, computadores, ferramentas para construção de equipamentos de robótica entre outros materiais estão entre os itens utilizados pela comunidade escolar.
Com a Emef Eunice, Vitória tem 10 unidades escolares, em todas as regiões da cidade, com espaços destinados ao desenvolvimento tecnológico das crianças e adolescentes de toda a rede municipal de ensino.