Imprensa
Reforço na segurança: novos guardas de Vitória iniciam patrulhamento às vésperas do Réveillon
Publicada em | Atualizada em
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
As ruas da capital capixaba ganham reforço na segurança ostensiva e viária a partir desta terça-feira (30). Os novos guardas civis municipais realizam o primeiro dia de patrulhamento em um dos períodos de maior movimentação na cidade, o verão, e às vésperas do Ano Novo. A atuação marca a integração prática dos recém-formados ao efetivo da Guarda de Vitória, ampliando a presença da corporação em pontos estratégicos do município.
Após 12 anos sem concurso público, os 102 novos guardas passaram a fazer parte do efetivo, que até então contava com 421 servidores, colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de quatro meses de formação teórica e prática.
O reforço ocorre em um momento estratégico, quando Vitória recebe um grande fluxo de turistas para as celebrações de Réveillon, especialmente nas praias e em áreas de grande concentração de pessoas. O patrulhamento intensificado contribui para a prevenção de crimes, a organização do trânsito, o ordenamento urbano e o atendimento às demandas da população.
Para o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a entrada dos novos guardas representa um avanço importante para a segurança da cidade. "Estamos fortalecendo a Guarda de Vitória com profissionais preparados, valorizando quem cuida das pessoas e garantindo mais presença do poder público nas ruas, especialmente em um período tão sensível como as festas de fim de ano", destacou.
Capacitação
Durante o curso de formação, os novos guardas foram capacitados em disciplinas como técnicas operacionais, uso progressivo da força, armamento e tiro, abordagem a pessoas e veículos, direitos humanos, primeiros socorros e atuação no trânsito, assegurando preparo técnico e responsabilidade no exercício da função.
O secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, ressaltou a importância do reforço do efetivo para o planejamento operacional da cidade. "A chegada desses novos guardas amplia nossa capacidade de atuação preventiva e de resposta. Eles chegam bem preparados e passam a somar esforços com o efetivo que já atua nas ruas, garantindo mais segurança para moradores e turistas neste período de grandes eventos", afirmou.
O aumento do efetivo se soma às ações e ao planejamento que já apresentam resultados expressivos, como a redução de 36% dos homicídios, 30% das mortes no trânsito, 42% dos furtos de fios e 26% dos roubos de veículos.
Além do patrulhamento, a Guarda de Vitória também realizará fiscalizações de trânsito em diferentes regiões da cidade, com atenção redobrada para as praias da capital. As blitze serão distribuídas de forma estratégica e ocorrerão ao longo de todas as semanas do período. Na última Operação Verão-Vix, mais de 4 mil motoristas foram abordados.
Interdições no trânsito
Para garantir a mobilidade e a segurança do público, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) realizará intervenções no trânsito no dia 31 de dezembro. A Avenida Dante Michelini, na orla de Camburi, terá o sentido Centro-Jardim Camburi interditado a partir das 20h, no trecho entre o Píer de Iemanjá, em Jardim da Penha, e o ponto dos shows da virada, nas proximidades da Avenida Adalberto Simão Nader, na Mata da Praia.
Já o sentido Jardim Camburi-Centro será fechado às 22h, no trecho entre a Avenida Adalberto Simão Nader (Mata da Praia) e a Ponte de Camburi (Jardim da Penha). A orientação aos condutores é utilizar a Avenida Fernando Ferrari (Ufes) e a Rodovia das Paneleiras (Grande Goiabeiras) como rotas alternativas.
Também às 20h, o sentido Centro-Jardim Camburi será interditado no trecho da Avenida Dante Michelini, em Jardim Camburi, entre o antigo Hotel Canto do Sol e o Viaduto Aracelli. A reabertura das vias está prevista para 2h, podendo ser estendida caso necessário.
"É um dia com grande circulação de pedestres, por isso pedimos cautela. Aos condutores, atenção às regras básicas de trânsito, como não estacionar em local proibido. E, claro, jamais beber e dirigir, para que possamos ter boas lembranças dessa festa linda que a Prefeitura de Vitória está realizando", destacou Marcelo Paraguassu Pires, gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito (Goft) da Guarda de Vitória.
Na Grande São Pedro, os acessos à Avenida Beira-Mar serão interditados a partir das 20h, com liberação do tráfego ao final dos shows.
Tecnologia a favor da segurança
A Guarda de Vitória, que atua com o maior aparato tecnológico de segurança municipal do Espírito Santo, conta com 1.156 câmeras de monitoramento espalhadas por toda a cidade. Os equipamentos funcionam como "olhos virtuais", ampliando a capacidade de atuação do efetivo. A Central de Monitoramento (Ciom) utiliza softwares de Inteligência Artificial e o cerco eletrônico, com leitura automática de placas veiculares.
Segurança no mar
O Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar), responsável pela prevenção de acidentes no mar e pelas ações de busca e resgate, atuará na "noite da virada" nas áreas onde ocorrerão as queimas de fogos. O serviço contará com três quadriciclos e dois barcos infláveis, garantindo a vigilância e a segurança de quem for acompanhar os eventos.
