Publicada em 15/06/2021, às 11h17

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Reta da Penha ganha 18 novos controladores e melhora fluxo de veículos


Divulgação Setran
Novos controladores na avenida Reta da Penha
Avenida Nossa Senhora da Penha está com 18 novos controladores, que levam sincronia para toda a via (ampliar)

Uma das avenidas mais tradicionais e movimentadas de Vitória, a avenida Nossa Senhora da Penha está com 18 novos controladores, que levam sincronia para toda a via e melhoram o fluxo de veículos.

O trabalho, realizado pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), integra a modernização do parque semafórico da capital.

Equipamentos antigos, alguns com pelo menos 20 anos, foram substituídos por outros de tecnologia mais avançada e com maior estabilidade e segurança em seu funcionamento.

Comunicação

"Um dos problemas que geravam constantes reclamações nos últimos anos era a comunicação entre os semáforos na Reta da Penha. Não adianta uma parte dos equipamentos estar conectada se outra não mantém contato regular entre si", disse o titular da Setran, Alex Mariano.

Alex explicou, ainda, que a sincronia dos semáforos na Reta da Penha está mais regular. Não há dependência de operação manual e os riscos de falha humana ou operacional são reduzidos, gerando confiança e estabilidade.

"A falta de sincronia entre os semáforos gerava impaciência dos motoristas, bloqueio de cruzamentos e lentidão no trânsito. Além disso, aumento de risco de colisão, perda de tempo e até desperdício de combustível", ponderou o secretário.

Avenida

A avenida Nossa Senhora da Penha possui extensão de 2.8 quilômetros e tem 18 semáforos e cruzamentos bem movimentados o dia inteiro, como no entroncamento com as avenidas Maruípe, Rio Branco e Desembargador Santos Neves.

As avenidas Fernando Ferrari e Marechal Mascarenhas de Moraes também receberam novos controladores este ano.

Comunicação

Em Vitória, até o início deste ano, havia três tipos de controladores com tecnologias distintas instalados nos 235 conjuntos semafóricos da cidade. Alguns deles não se comunicavam com a Central Semafórica, pois se tornaram obsoletos, instalados há 20 anos.

Outra dificuldade é que o sincronismo era operado manualmente. Havia diversos controladores sem aterramento, o que provocava o furto de cabeamento aéreo frequentemente, gerando retenções de veículos e prejuízos financeiros.

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