Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Revitalização nos espaços físicos da Saúde de Vitória trazem mais acolhimento e humanização

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Leonardo Silveira
Visita técnica às obras de ampliação da UBS de Jardim Camburi

Vitória possui em sua rede de saúde 60 equipamentos físicos que prestam diversos serviços aos moradores da capital. Além das 29 unidades básicas, a rede municipal também é composta por diferentes centros de referência para atendimentos especializados, como o Centro de Referência em Atendimento ao Idoso (Crai), os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Laboratório Central Municipal e muitos outros espaços que precisam ser cuidados regularmente.

Ao longo de 2025, a Prefeitura de Vitória investiu R$ 4,5 milhões em reformas e revitalizações em Unidades de Saúde, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) São Pedro e em módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), como pinturas, modernização do sistema elétrico, instalação de novos pisos, portas, placas de identificação e de sinalização, substituição de telhados e ares-condicionados.

Ambientes organizados, climatizados, favorecem no acolhimento humanizado e na adesão aos tratamentos, interferindo também na recuperação da saúde dos pacientes. Além disso, os profissionais que trabalham cotidianamente nesses espaços se sentem mais seguros e menos estressados, impactando diretamente no atendimento aos pacientes.

"Manutenções preventivas e reformas estruturais evitam gastos maiores com reparos emergenciais. A modernização do sistema elétrico garante a manutenção de espaços climatizados e também contribui com a eficiência energética, gerando mais economia e e sustentabilidade", afirma o subsecretário de Apoio Estratégico da Saúde, Thiago Gaspar.

As restaurações permitiram a ampliação de espaços e serviços, como novos consultórios nas UBS de Santo André e Santa Martha, Maruípe, Maria Ortiz, Jardim da Penha e uma nova farmácia na UBS do Forte São João. Para 2026, a Semus segurá com a revitalização das demais unidades de saúde, da Escola Técnica do SUS (Etsus), Casa Rosa e do Centro Municipal de Especialidades (CME).