Publicada em 15/08/2019, às 15h27

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Sarampo: bebês com seis meses podem receber vacinas contra doença em Vitória


Agência Brasil
Vacina sarampo
Pais devem levar bebês de até 11 meses para vacinar contra o sarampo em 28 unidades de saúde de Vitória

Crianças residentes em Vitória de 6 a 11 meses de idade devem receber uma dose extra da vacina contra sarampo nas unidades de saúde da capital. A recomendação é do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), devido à confirmação de um caso importado de sarampo no município de Cariacica.

A orientação da Sesa é de que essa dose extra seja ofertada para os bebês que possam circular em qualquer município da Grande Vitória.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comério, explica que essa dose não exclui a necessidade de receber as demais. "Essa é uma antecipação da dose em uma faixa etária com maior risco de adoecimento e agravamento".

Imunização

Para se proteger do sarampo, é preciso receber a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), voltada para crianças de um ano de idade. A segunda dose é dada aos 15 meses, com a vacina tetra viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

É necessário ter confirmadas no cartão de vacina duas doses da vacina de 1 ano a 29 anos e uma dose de 30 a 49 anos.

Em Vitória, a cobertura vacinal para sarampo no município é de 104% na faixa etária de menores de 2 anos.

Salas de vacinação

Para se imunizar ou tirar dúvidas sobre vacinação, os munícipes da capital podem ir a qualquer uma das 28 unidades de saúde que possuem salas de vacina: Andorinhas, Ilha das Caieiras, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, Bairro da Penha, Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão, Forte São João, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Conquista e Itararé.

Barreira vacinal

Vitória tem feito ações para criar uma barreira vacinal no município. Em dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoveu o Plano Verão de Enfrentamento ao Sarampo, imunizando 1.080 trabalhadores do aeroporto, rodoviária e rede hoteleira de Vitória.

Além disso, as equipes continuam realizando buscas ativas em escolas, porto, aeroporto e centros de ensino superior, identificando quem precisa se imunizar contra essa e outras doenças.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa e muito contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)