Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Saúde de Vitória intensifica ações de combate à dengue neste mês de novembro

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Thyago Oliveira


  • Saúde e bem-estar
  • Educação de qualidade
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Elizabeth Nader
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro

O mês de novembro contará com uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Vitória. O objetivo é intensificar as medidas de prevenção e promover a conscientização da população sobre a transmissão dos vírus da dengue, chikungunya e o Zika Vírus. As atividades fazem parte do projeto 'Mobilização Vitória Sem Dengue'.

Nesta quarta-feira (19), a partir das 8h30, os alunos do Cmei Cida Barreto, em Jardim da Penha, participarão de uma ação educativa com gincanas, exposição de maquete, confecção de cartazes e vistoria da Patrulha da Dengue. A atividade contará ainda com a presença de uma pessoa caracterizada como mosquito. A ação é realizada pela equipe da Educação em Saúde Ambiental, através do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA).

Já na última quarta-feira do mês (26), a partir das 8h, será realizada uma mobilização, em parceria com a Central de Serviços, para promover a limpeza das ruas do bairro Grande Vitória. Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) estarão realizando visitas domiciliares em busca de possíveis criadouros do mosquito, executando a eliminação e o tratamento quando necessário, além de realizar a educação e orientação aos moradores. As crianças da região também participarão da mobilização com uma caminhada educativa alertando a para o tema.

Serviços oferecidos

Durante todo o ano, a Prefeitura de Vitória realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de bueiros e charcos utilizando larvicidas biológicos, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156.

Em uma ação pioneira no Estado, a Secretaria de Saúde de Vitória informatizou o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), que começaram a utilizar tablets nas visitas domiciliares. Antes, o serviço era feito manualmente como o preenchimento dos boletins diários.

Com a utilização dos tablets, os Agentes passam a cadastrar os imóveis do município e a cada visita registrar digitalmente os depósitos inspecionados, informando também os que foram tratados e onde foram encontrados focos, condensando todas essas informações através de relatórios. Com a informatização do trabalho de campo, os imóveis de risco agora são georreferenciados com a elaboração de um mapa de calor que traz maior celeridade nas ações.

Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos ACEs ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os profissionais. A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.

Entre as principais ações de rotina diária, estão as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e carro fumacê. Além disso, foram intensificadas as ações educativas de prevenção à dengue.

Em Vitória, todas as 29 unidades de saúde e os dois prontos atendimentos estão equipados com materiais, medicamentos e insumos para atender a população. Além disso, seis unidades (Maria Ortiz, Praia do Suá, Conquista, Maruípe, Jardim Camburi e Santo Antônio) funcionam todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, para atendimentos.

Dados

Até o início de novembro deste ano, Vitória registrou 5.814 casos suspeitos de dengue. No Espírito Santo, são 32,5 mil casos prováveis de dengue e, no Brasil, 1,6 milhão de possíveis casos da doença.

Prevenção

Vitória disponibiliza a vacinação contra a dengue, por demanda espontânea ou por agendamento, durante todos os dias da semana, inclusive aos sábados e feriados, nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde.

Segundo os especialistas, a melhor forma de se proteger contra a dengue, zika e chikungunya é evitar o acúmulo de água parada e manter ambientes limpos e protegidos. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 80% dos focos de mosquito estão dentro das residências. Por esse motivo, é fundamental que a população esteja atenta e ativa na adoção de medidas para evitar a proliferação do mosquito transmissor dentro de casa e receba a visita dos agentes de combates as endemias nos imóveis.

As principais orientações para a população se proteger do Aedes aegypti incluem evitar o acúmulo de água parada e manter ambientes limpos e protegidos:

  • Cuidado com os pratinhos dos vasos de plantas. Se puder, elimine-os. Mas se tiver de mantê-los, cubra-os com areia para evitar que a água fique acumulada;
  • Mantenha os tonéis de água e caixas d'água sempre cobertos;
  • Procure deixar o lixo protegido da chuva para evitar acúmulo de água e, consequentemente, criadouros para mosquitos;
  • Mantenha os ralos fechados.

Confira aqui o checklist que a Prefeitura de Vitória preparou para ajudar a população nessa importante tarefa