Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Saúde de Vitória realiza mais de 10 milhões de ações em 2025

Publicada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Leonardo Duarte
Inauguração da clínica médica em Jardim Camburi

Em 2025, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) reforçou o compromisso com o cuidado integral da população ao realizar mais de 10 milhões de ações em saúde, dentre atendimentos, procedimentos e serviços em saúde para os moradores da capital. Desde o início da gestão, em 2021, os atendimentos aos moradores de Vitória cresceram 151%.

Dentre as principais ações realizadas pela rede municipal de Saúde de Vitória está a oferta de 663.250 consultas e exames especializados, consolidando um modelo de gestão que ampliou o acesso, reduziu filas e qualificou o atendimento à população.

Ações estratégicas como vacinações nos fins de semana e nas escolas municipais, além de encontros com lideranças civis e religiosas para engajar a população e aumentar a adesão às campanhas de vacinação, garantiram o aumento da cobertura vacinal especialmente entre crianças e adolescentes. Em 2025, a equipe de vacinação da Semus aplicou 305.623 doses de vacinas e garantiu a cobertura vacinal para a Tríplice Viral em 99,44%, para a Pneumocócica ela ficou em 97,27%, para Rotavírus foi 93,64%, para a BCG ficou em 93,32%, para Meningocócica a cobertura foi de 91,5%,  para a Poliomielite ficou em 88,36%  e 87,06% de cobertura vacinal para a Pentavalente.

Outras medidas-chave adotadas pela Semus aconteceram no cuidado às gestantes. Vitória realizou uma série de ações de promoção do aleitamento materno como palestras, rodas de conversa e oficinas, totalizando 126 ações educativas onde 3.430 grávidas foram abordadas. Além disso, a Semus vem estimulando as consultas de pré-natal entre as gestantes atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a entrega do kit maternidade do programa Sou da Ilha. Por meio desse programa, as que realizam ao menos seis consultas de pré-natal, atendimento odontológico, mantêm os cartões de vacinação atualizados e participam de grupos de gestantes recebem um kit contendo itens de primeiros cuidados para o recém-nascido. Em 2025, a Semus entregou 524 kits do Programa Sou da Ilha.

Com esses avanços na vacinação, na adesão às consultas de pré-natal e ao aleitamento materno, Vitória conquistou o 1º lugar no Espírito Santo em acesso à saúde, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No cenário nacional, a capital também obteve destaque no quesito Qualidade da Saúde, com um feito histórico, ficando com o primeiro lugar do Brasil no indicador de Mortalidade Materna, registrando zero mortes.

"Vitória tem feito uma verdadeira revolução no cuidado à saúde. Cada investimento, ação realizada ou tecnologia implantada visa unir eficiência, qualidade e cuidado para o máximo de moradores da nossa capital. Nossa prioridade é, e continuará a ser, cuidar das pessoas, com respeito e comprometimento", afirmou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Presença nas comunidades

As equipes de saúde de Vitória realizaram uma série de ações educativas de promoção à saúde e centenas de visitas domiciliares como parte do trabalho de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, conectando e fortalecendo o vínculo das comunidades ao SUS.

Assim, os 354 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizaram 481.455 visitas às famílias capixabas durante 2025, levando cuidado, promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento contínuo de acordo com as realidades de cada família. Já as equipes do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realizaram mais de 150 ações educativas em diferentes espaços públicos como feiras, praças e eventos, onde abordaram mais 21 mil pessoas para conscientizá-las sobre a importância que ações individuais.

Tecnologia

Em 2025, Vitória continuou investindo em tecnologias para aprimorar o cuidado com a saúde da população. Se em 2024, o município adquiriu drones especiais, com visão térmica, para identificar focos do mosquito em locais de difícil acesso para combater o Aedes aegypti, no ano de 2025, Vitória informatizou o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) com a inclusão do uso de tablets em suas rotinas de trabalho, durante as visitas domiciliares. Com isso, os Agentes passaram a cadastrar os imóveis do município e, a cada visita, registram digitalmente os depósitos inspecionados, informando também os que foram tratados, onde foram encontrados focos e a condensação das informações por meio de relatórios. Dessa forma, a equipe pôde criar um mapa com todos os imóveis de risco georreferenciados, identificando rapidamente onde e quais ações devem ser realizadas para combater o mosquito.

Com o Programa Facilita Vix, que instalou totens de autoatendimento em todas as unidades de saúde, os munícipes podem agendar consultas, vacinas e exames, além de registrar a chegada à unidade de saúde, sem precisar passar pela recepção desses estabelecimentos. Em 2025, as pessoas realizaram 280 mil acessos aos serviços de Saúde por meio desses totens.

O Laboratório Central Municipal de Vitória (LCM) realizou 2,5 milhões de exames entre 180 tipos diferentes de especialidades, atendendo mais de 270 mil solicitações .

A dispensação de medicamentos também figurou entre os serviços mais procurados pela população. Em 2025, foram dispensados 3 milhões de medicamentos atendendo a 1,3 milhão de receitas. Além disso, para garantir que a população tenha acesso aos medicamentos prescritos para os tratamentos de saúde, a Semus finalizou o ano com o índice de abastecimento de medicamentos em 99,58%, acima do índice registrado no final de 2024, que foi de 98,74% e superior ao índice de 93%, preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).