Publicada em 12/03/2015, às 16h40
Por Vinícius Yungtay, com edição de SEGOV/SUB-COM
Servidores da Prefeitura de Vitória vão fazer aulas de jiu-jitsu

A Prefeitura de Vitória, por meio de uma parceria entre a Guarda Civil Municipal e a Escola de Governo, está oferecendo 30 vagas para a prática de jiu-jitsu aos servidores do município.
As inscrições devem ser solicitadas à Equipe Administrativo-Financeira (EAF) de cada secretária.
As aulas ocorrem às terças e quintas-feiras e estão disponíveis em dois horários. A primeira turma começa às 13h e prossegue até as 15h, e a segunda das 15h às 17h.
A luta marcial é realizada no último andar da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), localizada na rua Maria de Lurdes Garcia, no bairro Ilha de Santa Maria. Para participar da atividade os alunos deverão ter ou providenciar seu próprio quiimono.
O agente da Guarda Civil Municipal, Lucas Leite Lopes, é o instrutor responsável pelas aulas, e conta que a prática da luta marcial é benéfica para todas as pessoas, não apenas aos guardas municipais.
“A aula é voltada para o desporto, como arte marcial. Um dos motivos de oferecermos a aula é disponibilizar mais opções de atividades aos servidores, e o jiu-jitsu é bom para o aprendizado motor, conscientização corporal e equilíbrio”, disse.
A servidora da secretaria municipal de Saúde (Semus) Geysa Paris é atualmente a única aluna que não faz parte da Guarda. “Descobri a aula por acaso, enquanto estava no módulo de orientação ao exercício, e encontrei o Lucas enquanto ele estava em patrulhamento. Ele me falou do projeto, eu perguntei se podia participar e há um mês estou praticando. Estou adorando. Cansa, mas é uma delícia”, disse a servidora.
Condicionamento
As aulas de jiu-jítsu fazem parte do programa de condicionamento físico Guarda em Forma, que disponibiliza atividades esportivas para os agentes da instituição. Atualmente, o programa conta com um grupo de corrida, aulas de natação e, ainda há previsão de circuito funcional na praia.
De acordo com o coordenador de Ensino e Formação da Guarda, Bruno Medeiros, o jiu-jítsu é uma das artes marciais mais indicadas para conter o agressor e evitar danos físicos aos agentes, a outras pessoas e até mesmo ao próprio indivíduo que precisa ser imobilizado.