Turma do Frederico ensina pais e filhos sobre consumo consciente em São Benedito
Publicada em
Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi
Procon Municipal
Turma do Frederico animou a criançada com a apresentação do teatro de fantoches no Banco Bem
Uma tarde animada e cheia de aprendizado para pais e filhos no bairro São Benedito, nesta quinta-feira (25). A iniciativa faz parte de uma ação do Procon Municipal que utiliza o teatro de fantoches para conscientizar sobre a importância de criar hábitos conscientes nas relações de consumo.
Durante o evento, que aconteceu no Banco Bem, o artista Cleyton Passos levou sua trupe de bonecos para passar a mensagem de forma descontraída, com histórias engraçadas que fizeram a garotada e os pais se divertirem bastante.
Além de animação, a "Turma do Frederico" também aproveitou a oportunidade para despertar nas crianças o senso crítico em relação ao desperdício e à necessidade de evitar gastos desnecessários, promovendo uma mudança de hábitos entre os pequenos consumidores.
"A ideia é fazer com que eles tenham essa consciência desde pequenos. Só assim teremos adultos mais conhecedores dos seus direitos e relações de consumo mais saudáveis", destacou a gerente do Procon Municipal de Vitória, Hérica Correa.
Mobilização
Mas não foram apenas as crianças que se divertiram com a apresentação da "Turma do Frederico". Pais também tiveram a chance de aprender um pouco mais sobre o Procon e onde podem buscar ajuda em caso de desrespeito ao Código do Consumidor.
Para a coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Aline Passos, a ideia da ação é também preparar os pais para que possam orientar seus filhos sobre a melhor forma de consumo. "A presença dos pais também é fundamental nesse processo de conscientização", disse.
A ação do Procon de Vitória com teatro de fantoches também vai acontecer nesta sexta-feira (26), na Casa da Juventude, em São Pedro, às 14 horas.
Renda
Nesta sexta-feira (26), também no Banco Bem, vai acontecer uma oficina de penteado afro, às 14 horas. A iniciativa faz parte do projeto Odomodê de Verão, que está percorrendo os bairros de Vitória. Segundo Aline, essa é uma oportunidade para os jovens adquirirem conhecimento profissional e ainda conseguirem uma renda extra.